Globo arrisca e joga novelas “aos leões” em período difícil

Cauã Reymond vive os gêmeos Christian e Renato em Um Lugar ao Sol; novela das nove enfrenta época difícil (Foto: Reprodução/TV Globo)
Cauã Reymond vive os gêmeos Christian e Renato em Um Lugar ao Sol; novela das nove enfrenta época difícil (Foto: Reprodução/TV Globo)

A Globo fez uma aposta arriscada ao lançar suas duas novas novelas e decidiu estrear as produções inéditas em uma época difícil do ano. Um Lugar ao Sol e Quanto Mais Vida Melhor precisam prender o público logo de cara para não enfrentarem dificuldades.

O fim de ano é conhecido por ser um período complicado para estreias na TV, principalmente se tratando de novelas. É uma época em que menos pessoas ficam em casa por causa das altas temperaturas e das festas como Natal e Ano Novo.

Com menos pessoas em casa, o número de televisores ligados consequentemente também cai, o que diminui a audiência das emissoras. Mesmo assim, a Globo resolveu colocar suas grandes apostas das faixas das 19h e 21h nesta época.

Globo adota estratégia de risco

É um risco que a emissora corre colocando suas produções milionárias nesse período. Além do fator fim de ano, outros pontos dificultam ainda mais. Um dos fatores é a baixa audiência nos dois horários com as reprises de Império – recém encerrada – e Pega Pega, que está na reta final.

Outro ponto que torna ainda mais arriscada a decisão da Globo é o fato de Um Lugar ao Sol e Quanto Mais Vida Melhor estarem totalmente gravadas. Isso impede que os autores e diretores façam mudanças nas tramas para arrumarem possíveis problemas e melhorar a audiência.

Uma “amostra grátis” já foi dada com Nos Tempos do Imperador, exibida na faixa das 18h. A novela sobre Dom Pedro II, que também estreou praticamente toda gravada, apresentou diversos problemas e sofreu algumas alterações. Mesmo assim, o folhetim continuou com baixo ibope.

É no mínimo curiosa a decisão da Globo, já que Um Lugar ao Sol, por exemplo, estava com gravações concluídas desde setembro. A emissora preferiu estender a reprise de Império por mais dois meses e “jogar aos leões” sua produção inédita. Não faz sentido esse esforço pelo remake de Pantanal, que terá tempo de sobra.

A difícil missão de Um Lugar ao Sol

A trama das 21h de Lícia Manzo já viu que vai ter uma vida difícil logo no primeiro capítulo. Foi a pior audiência de estreia da história da faixa das nove. Isso não significa que Um Lugar ao Sol será um fracasso, mas indica que não terá um caminho fácil.

Mais complicada ainda é a situação de Quanto Mais Vida Melhor. A Globo agendou a estreia da obra assinada por Mauro Wilson para o dia 22 de novembro. A nova novela das sete terá um tempo curtíssimo para cair nas graças do público.