Globo “espreme” novela e Cara e Coragem terá capítulos menores

A Globo irá diminuir o tempo de exibição diário da novela das sete. Em um plano enviado ao mercado, a emissora prevê uma duração menor já para Cara e Coragem, a próxima trama da faixa que estreia dia 30 de maio.

Entretê apurou que a emissora carioca definiu a duração de Cara e Coragem com cerca de trinta minutos de tempo de arte diários. O tempo de arte é somente o capítulo “puro”, sem contar o os intervalos. Com os breaks inclusos, a duração deverá ficar em torno de 40 minutos.

SELECIONAMOS PARA VOCÊ

O horário de exibição do folhetim, pelo menos no papel, segue às 19h40, como é atualmente. No entanto, mudanças devem acontecer para ajustar o capítulo menor.

Capítulos mais curtos

Trama que ocupa a faixa das sete até o próximo dia 28, Quanto Mais Vida Melhor tem cada capítulo previsto para ter em média quarenta minutos de arte por dia. A novela geralmente vem tendo capítulos com duração em torno de 35 a 38 minutos sem contar os intervalos.

Nos últimos tempos, a Globo tem adotado um modelo de capítulos mais curtos para as novelas das seis e das sete. Além da Ilusão, por exemplo, tem entre 31 e 37 minutos de arte diariamente.

A única exceção tem sido a novela das nove. Pantanal está com capítulos que giram em torno de 1 hora (sem contar os intervalos) em dias normais. O único dia que isso não acontece é na quarta-feira, quando tem transmissão de futebol.

Cara e Coragem esticada pela Globo

Se por um lado Cara e Coragem terá capítulos menores, por outro a novela será mais longa. A Globo tem para a sequência da fila das 19h Vai na Fé, trama escrita por Rosane Svartman. A história tinha estreia prevista para novembro, mas foi adiada.

Para ajustar o calendário de estreias do horário das sete após as alterações causadas pela pandemia de covid-19, a emissora decidiu adiar a estreia de Vai na Fé (antes chamada de Tente Outra Vez) para o início de 2023.

Com a atual novela das sete Quanto Mais Vida Melhor sem poder ser prolongada por estar toda gravada desde o ano passado, a única solução foi esticar Cara e Coragem.

Diante da situação, a trama de Claudia Souto ficará no ar por cerca de oito meses. Será uma das mais longas das 19h nos últimos dez anos. Antes da mudança, a história teria em torno de seis meses.

O que você achou? Siga @siteentrete no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Vitor Peccoli
Publicitário, roteirista formado pela Casa Aguinaldo Silva de Artes. Escreve sobre TV e famosos desde 2013 | Contato: redacao@spinoff.com.br
Veja mais ›