Globo faz mudança no JN e Fantástico para aumentar faturamento

William Bonner no comando do Jornal Nacional, que terá mudança por causa do faturamento (Foto: Reprodução/TV Globo)
William Bonner no comando do Jornal Nacional, que terá mudança por causa do faturamento (Foto: Reprodução/TV Globo)

A Globo anunciou ao mercado as oportunidades em sua programação em 2022 no UPFront Globo. Para aumentar o faturamento, a emissora decidiu fazer mudança no Jornal Nacional e Fantástico, disponibilizando novas formas de patrocínio. Além disso, apresentou propostas integrando a TV com o digital.

O telejornal de William Bonner e Renata Vasconcellos vai ofertar a oportunidade de cotas de patrocínio modulares. Nessa opção, ao invés do anunciante ter que comprar um pacote anual, por exemplo, poderá ser patrocinador do JN por um período menor para uma campanha específica.

Novo modelo no Jornal Nacional

No evento, que o Entretê acompanhou, a apresentadora Poliana Abritta citou o caso do TikTok para exemplificar o novo modelo de patrocínio do Jornal Nacional. A rede social patrocinou o telejornal recentemente durante apenas um período específico.

Além disso, os patrocinadores também poderão ter ações nas redes sociais do JN. Recentemente, o noticiário comandado por Bonner e Renata criou um perfil no Instagram e as redes sociais passaram a ser divulgadas no encerramento na TV.

Globo quer faturar mais com o Fantástico

O Fantástico também terá a opção de patrocínio modular, mas irá além. O dominical passará a oferecer oportunidades no digital com a participação de influenciadores para ajudar no engajamento.

Também será possível aos anunciantes se integrar ao programa. Isso será possível por meio do patrocínio de quadros do Fantástico.

No evento voltado para agências de publicidade e anunciantes, a Globo anunciou oportunidades para todos os segmentos e plataformas. O digital vai englobar propagandas em todas as partes: Globoplay, Gshow, podcasts, entre outros.

No Globoplay, a novidade está na segunda temporada da série A Five. A emissora vai apostar na diversidade em um time de influenciadores digitais no “mundinho As Five”. E a marca poderá fazer parte da história por meio de diversas ações.

Aposta na Copa do Mundo

Na área esportiva, a grande aposta da emissora é a Copa do Mundo no Catar, que vai ser realizada em dezembro, época em que o mercado investe mais por causa das compras de fim de ano.

A Globo também anunciou o projeto Brasil de Norte a Sul, com oportunidades locais para as marcas durante transmissões da Copa do Brasil e Brasileirão.

No digital, a aposta é o fantasy game Cartola FC, que vai unir ações do digital e com as transmissões do futebol na TV. A emissora informou que tem mais de 5 milhões de usuários cadastrados no jogo, mas não divulgou quantos pagam para as funcionalidades pró – atualmente a assinatura sai por R$ 29,90.

Novidades nos realitys

Na área de música e shows, a Globo tem como destaque o Carnaval, que contará com seis cotas de patrocínio. A promessa é de uma cobertura extensa e multiplataforma.

Mesmo com certo desgaste do formato, o The Voice terá novamente três edições no próximo ano. The Voice Brasil, The Voice Kids e The Voice + estão confirmados. O The Masked Singer Brasil volta em janeiro, mas aos domingos.

No realitys, a emissora confirmou a volta do No Limite e apostará ainda mais no BBB22 para faturar. Com o fenômeno comercial da edição deste ano, o programa contará com uma nova cota de patrocínio para 2022: a cota Brother – já existem as cotas Anjo e Big (a mais cara).

Na área de variedades, o destaque foi o Domingão com Huck. O programa será reformulado em 2022 e a Globo prometeu novos jogos e quadros eletrizantes. No entanto, Luciano Huck continuará apostando em histórias inspiradoras. “Histórias do jeito que só o Luciano Huck consegue contar”, destacou a emissora.

Fila de novelas

Nas novelas, a Globo confirmou Além da Ilusão e Mar do Sertão como próximas tramas das 18h. Na fila da faixa das 19h, além de Quanto Mais Vida Melhor, que estreia em novembro, também foram confirmadas Cara & Coragem e Tente Outra Vez.