Globo veta jornalistas de comentar BBB22 após atrito com Boninho

A Globo proibiu seus jornalistas de comentarem sobre o BBB22 nas redes sociais. A emissora baixou uma ordem nos bastidores nesta semana, justamente após uma polêmica entre Boninho e o repórter Rodrigo Carvalho no Twitter.

De acordo com informações do colunista Leo Dias, os jornalistas do canal estão proibidos de fazerem críticas em relação ao BBB. A chefia do canal passou as orientações aos profissionais ainda antes da estreia do reality.

SELECIONAMOS PARA VOCÊ

Proibição na Globo

A chefia de redação comunicou verbalmente a decisão aos jornalistas que estavam dando expediente. Os que não estavam na emissora, foram informados sobre a orientação por telefone.

O aviso dados aos profissionais do departamento de jornalismo que aparecem no vídeo foi bem claro. Eles estão proibidos de usar as redes sociais para elogiar ou criticar qualquer participante do BBB22.

A ordem tem como objetivo evitar que os telespectadores tenham a percepção de que a Globo interfere no jogo ou favorece determinados participantes. Ainda estão permitidos comentários considerados “neutros”. No entanto, a impressão entre os profissionais é de que seriam bem vistos apenas elogios ao programa.

Em seus princípios editoriais, a emissora carioca já veta jornalistas de opinarem nas redes sociais sobre políticos, partidos, entre outros. Qualquer comentário que tire a isenção da Globo é terminantemente proibido. Não faz muito tempo, até mesmo profissionais veteranos levaram bronca por descumprirem a regra.

Coincidência ou não, a proibição nos bastidores do canal carioca veio após um atrito de Boninho com Rodrigo Carvalho, correspondente da emissora em Londres, nas redes sociais.

Silêncio sobre o BBB22

Rodrigo é bastante conhecido no Twitter por comentar o reality. No entanto, ao falar sobre o BBB22 na sexta-feira, dia 14 de janeiro, ele se envolveu em uma polêmica com o diretor global.

“Preparando a sugestão de pauta ‘Conheça a Eslovênia’ pro Show da Vida de domingo”, comentou o jornalista na rede social. “O Rodrigo cai na real e para de caçar click! Você não precisa disso”, rebateu Boninho.

Antes disso, Rodrigo tinha comentado sobre outros participantes. Ele até iniciou uma campanha “Fora Laís”. Isso aconteceu depois da médica dizer que atuou durante a pandemia. “‘Atuei na linha de frente contra a Covid. É o mínimo. Médica, uai. Eu, hein. #ForaLais”, escreveu ele.

Na segunda-feira (17), dia da estreia do BBB22, o jornalista chegou a publicar em seu perfil no Twitter que ia comentar sobre o reality. “Ajustes finais aqui na nova Arena Biriba do Entretenimento. Uma TV um pouco maior vai me permitir desfilar comentários ainda mais precisos. Bora ser feliz!”, disse ele na legenda de uma foto.

Foi também na segunda-feira que a Globo vetou os comentários de seus jornalistas sobre o BBB22. Desde então, Rodrigo Carvalho não fez mais nenhuma postagem em sua rede social.

O que você achou? Siga @siteentrete no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Vitor Peccoli
Publicitário, roteirista formado pela Casa Aguinaldo Silva de Artes. Escreve sobre TV e famosos desde 2013 | Contato: redacao@spinoff.com.br
Veja mais ›