Governo manda a Globo vetar O Cravo e a Rosa para menores

Adriana Esteves (Catarina) e Luís Melo (Batista) em cena de O Cravo e a Rosa (Foto: Reprodução/TV Globo)
Adriana Esteves (Catarina) e Luís Melo (Batista) em cena de O Cravo e a Rosa (Foto: Reprodução/TV Globo)

A Globo teve que reclassificar a novela O Cravo e a Rosa, mas isso apenas no Globoplay. A trama de Walcyr Carrasco produzida em 2001 virou alvo do Ministério da Justiça, que considerou a obra inapropriada para menores.

O Cravo e a Rosa já teve muitas exibições e, uma deles, aconteceu em 2013 no Vale a Pena Ver de Novo. Essa versão editada está disponível no Globoplay desde então.

Recentemente, a emissora carioca entrou com pedido no Ministério da Justiça tendo a classificação livre como pretendida. Isso porque, a história sempre foi classificada desta forma.

Vetada para menores

Mas o órgão do governo federal surpreendeu a Globo. Segundo o documento publicado no Diário Oficial da última sexta-feira (01), o coordenador de política de classificação indicativa determinou que a novela seja vetada para menores de dez anos.

A justificativa do Ministério da Justiça é de que O Cravo e a Rosa apresenta “violência , drogas lícitas e linguagem imprópria”. A decisão, inclusive, já foi acatada pela Globo, que mudou o selo indicativo em sua plataforma.

Acredite ou não, a mudança na classificação indicativa vale apenas para a versão de 2013 que está no Globoplay. Isso não afetou outras versões da trama, seja na TV ou no streaming.

Reprise na Globo não é afetada

Curiosamente, o folhetim de Catarina (Adriana Esteves) e Petruchio (Eduardo Moscovis) está sendo exibido praticamente na íntegra na Globo, mas continua livre para todos os públicos. A mesma coisa vale para as outras duas versões no streaming, que seguem com o selo “livre”.

Mesmo que em uma decisão futura o Ministério da Justiça decida reclassificar O Cravo e a Rosa também em sua exibição na TV, isso não mudará nada. A vinculação horária da classificação indicativa caiu em 2016. E mesmo que ainda tivesse validade, também não alteraria nada.

Confira a seguir a decisão do Ministério da Justiça.

“O COORDENADOR DE POLÍTICA DE CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA, no uso de suas atribuições, tendo em vista o disposto nos artigos 21, inciso XVI, e 220, parágrafo 3º, inciso I, da Constituição Federal; artigo 74 da Lei 8.069, de 13 de julho de 1990, e com fundamento na Portaria MJ nº 502, de 23 de novembro de 2021, resolve classificar:

Novela: O CRAVO E A ROSA (VALE A PENA VER DE NOVO) (O CRAVO E A ROSA, Brasil – 2013)
Distribuidor (es): GLOBOPLAY
Classificação Pretendida: livre
Gênero: Comédia
Classificação Atribuída: não recomendado para menores de 10 (dez) anos
Contém: Violência , Drogas Lícitas e Linguagem Imprópria”