Isabel Fillardis desabafa sobre filho portador de síndrome rara e revela dificuldades

isabel Fillardis (Imagem: Divulgação / Record)

Isabel Fillardis desabafou, em entrevista ao canal no YouTube de Babu Santana, sobre as dificuldades que sofreu devido a criação do seu filho do meio Jamal, de 17 anos, portador da Síndrome de West, espécie de epilepsia que se manifesta principalmente na infância e faz com que o menino necessite de cuidados especiais. 

“Vivi na pele, com o meu filho, todas as dificuldades. A primeira dificuldade (que se pode ter) é de um diagnóstico precoce, rápido. Consegui ter um bom diagnóstico com meu filho mas nem todas as crianças têm. Informação era algo também difícil, o acesso a hospitais. Se a criança precisasse de uma prótese, de um aparelho auditivo, era tudo muito complicado. Ainda é. Tudo é muito caro para eles. Tudo é importado. São poucas as fabricações nacionais”, lamentou.

A condição do herdeiro fez com que a atriz a criasse um projeto para levar informações sobre a doença. “Criar a Força do Bem (projeto que ela administra) foi no sentido de estreitar esse mundo, levar informação, trazer luz a essas pessoas, a essas crianças. Você pode não nascer deficiente mas pode ficar deficiente por alguma doença genética que possa vir a ser desenvolvida ou por algum acidente”, explicou.

A artista contou que o tratamento com pessoas com necessidades especiais é diferente. “O preconceito com o diferente é algo surreal. Mas isso é no mundo. Claro que nos países de fora, Estados Unidos, Alemanha, eles são adiantados mas são países mais velhos, têm uma outra mentalidade. O Brasil ainda não consegue olhar o diferente com tranquilidade, não consegue entender que é bacana aprender com o diferente”, disse ela que também é mãe de Analuz, 19 anos e de Kalel, de 7, frutos do casamento com o Julio César, agora seu ex-marido.

A ex-global ainda acrescentou que o filho tem lhe dado muitos ensinamentos sobre as coisas que realmente importam. “Em primeiro lugar, a humildade. Você não sabe o seu dia de amanhã. Uma série de coisas meu filho me ensinou, sabe? Sobre ego, vaidade, apreciar a vida. Imagina uma criança presa numa cadeira sem poder falar, andar, tendo que depender do outro para ter uma qualidade de vida: E isso acontece com inúmeras crianças”, afirmou.

Isabel revelou como passou a lidar com os desafios impostos pela vida. “Venho aprendendo a mudar o olhar sobre as adversidades. Elas vêm para nos moldar e nos melhorar. Venho fazendo isso desde o nascimento do meu filho. E depois passei por questões pessoais muito fortes: saúde, divórcio.. Tudo isso me fez me olhar de forma positiva.”

“Quando você não se vitimiza você vai ficar melhor e consegue atingir outros patamares. Eu parei de me vitimizar, achar que era coitada. E isso fez com que eu atingisse outros patamares. Depois que perdi contratos, comecei a me reinventar”, completou a famosa.