IZA desabafa sobre preconceito com cabelo crespo: “é doloroso”

IZA (Reprodução)
IZA (Reprodução)

Convidada do programa Altas Horas deste último sábado (25), a cantora Iza desabafou sobre a dificuldade que as mulheres negras sofrem com a autoestima por conta do cabelo crespo.

Apesar de ser vista como uma das grandes referências de beleza negra no Brasil, a cantora confessou que nem sempre foi assim, já que a estética de pessoas negra quase sempre “não se encaixa” na norma social.

“A gente aprende que nosso cabelo não é aceito pela sociedade, que tem alguma coisa de errado e você tem que consertar, e é isso. Eu passei grande parte da minha vida alisando o cabelo e tenho certeza de que isso faz parte da realidade de muitas meninas negras”, disse Iza.

Ainda durante a entrevista, que contou com a participação da ativista e escritora negra Djamila Ribeiro, a artista relembrou um drama da adolescência, quando sofria bullying e acabou alisando o cabelo.

“Isso é muito doloroso. Pensar, por exemplo, que eu me submeti à química capilar aos 12 anos como uma tentativa de deixar de ser alvo dos comentários racistas que ouvia na escola”, relatou a cantora.

Iza comemorou o fato da geração mais jovem ter iniciado um processo de empoderamento mais cedo que o dela. “É impagável você andar na rua, ver uma outra menina de cabelo crespo e ela sorrir para você sem nem se conhecer. A gente acaba se ajudando nesse sentido”, celebrou.

“Acho lindo quando vou no ‘Altas Horas’ e vejo todas elas e eles muito orgulhosos. Por que é dessa forma que temos que nos olhar mesmo, com orgulho, porque não tem nada de errado. A gente é muito bonito sim”, frisou.

Quarentena produtiva

Em recente entrevista para o Gshow, Iza revelou que tem aproveitado o momento de distanciamento social para planejar um novo álbum. Conforme a artista, o projeto vai ser bem diferente do antigo álbum.

“Ainda não temos data e nem previsão do álbum novo. As músicas que tenho feito são bem diferentes umas das outras e isso é uma identidade minha. Mas, em breve, os fãs verão novidades por aí”, disse.