Janielly Nogueira, irmã de Gil do Vigor, é vítima de racismo em shopping

Gil do Vigor e a irmã, Janielly Nogueira
Gil do Vigor e a irmã, Janielly Nogueira (Foto: Reprodução/Instagram)

Janielly Nogueira, irmã do ex-BBB Gilberto Nogueira, mais conhecido como Gil do Vigor, usou suas redes sociais nesta quarta-feira (9), para fazer um desabafo e relatar um episódio de racismo que sofreu em um shopping de São Paulo.

Na ocasião, a pernambucana conta que foi até uma loja para comprar uma bolsa. Ao chegar lá, ela diz que foi completamente ignorada pela vendedora, que a todo momento, se dirigiu apenas à assessora de sua mãe, com quem estava acompanhada.

“Passei por um constrangimento tão grande. Passei por uma loja para comprar uma bolsa, uma loja meio cara. Estava eu e a assessora da minha mãe, que por sinal é galega, branquinha (…) E a vendedora não falou comigo, não me deu atenção. Pediu um cadastro só para a assessora da minha mãe, por ser branca e eu preta. Fico impressionada como as pessoas ainda têm essa visão, de cores. Está doendo”, contou Janielly através do Instagram Stories.

Na sequência, a irmã do ex-BBB disse que nunca havia passado por algo assim antes e ficou extremamente magoada com a situação.

“Na verdade, eu nunca tinha vivido isso de frente. Nunca tinha vivido esse tipo de preconceito e hoje eu me deparei. E estou muito triste, porque as pessoas (pausa)… Não sei nem o que falar, estou muito magoada. Minha vontade na hora era dar um baile na vendedora”, continuou ela.

Mandou um recado

Ainda sobre o comportamento da vendedora, Janielly acrescenta que a funcionária a ignorou e a tratou como um nada, fingindo que não estava ouvindo. “Me ignorando por eu ser preta, acredito que esse seja o motivo real. Vivi o racismo e preconceito de perto”, destacou. Na sequência, ela mandou um recado:

“Querida, eu amo a minha cor. Eu queria ser mais pretinha, mas Jesus me fez assim. Mas eu amo a minha cor, sou muito orgulhosa de tudo o que eu vivo. E, assim, não consigo entender como as pessoas no século XXI conseguem ainda ter esse tipo de pensamento, sabe, de humilhar, de [se] desfazer das pessoas na cara de pau, porque ela nem disfarçou”, destacou ela.

Em seguida, a irmã de Gil disse que não queria mais comentar sobre o assunto e destacou a reação do doutorando em economia ao saber do episódio.

“Então, fui me divertir, fui conhecer a Pocah, a Carlinha [Diaz] para me tirar desse estresse [porque] eu estava muito magoada; Gilberto ficou indignado”, completou. Janielly afirmou ainda que, caso a situação venha a se repetir, vai “escancarar a loja e fazer a cachorrada”, citando o bordão de seu irmão.