Jojo Todynho é reconhecida como a mulher preta mais influente do Brasil

Jojo Todynho (Foto: Reprodução/Instagram)
Jojo Todynho (Foto: Reprodução/Instagram)

A cantora Jojo Todynho surpreendeu os fãs nesta última quinta-feira (22), após aparecer na lista dos afrodescendentes mais influentes do mundo. A lista também conta com a presença da cantora Ludmilla entre diversas personalidades do mundo.

Através de seu perfil do Instagram, a vencedora de A Fazenda 12 resolveu fazer uma postagem para fazer uma reflexão sobre o ranking, que é organizado pela ONU desde o ano de 2017.

“Ao longo dessa minha jornada eu venho redescobrindo minha essência, tenho me reconectado com a minha ancestralidade e entendo a magnitude que é ser uma pessoa preta nesse mundo. Eu sou do Rio de Janeiro, sou do Rio da Prata, sou das ruas de Bangu com muito orgulho, tudo o que sou, eu sou por que sou fruto de um chão preto que me formou com muito amor, e a cada dia mais eu entendo que antes de ser de Bangu, eu sou de África, sou uma mulher Afrodescendente que muito provavelmente nasceria no Continente Mãe se não fossem as mazelas do sequestro da escravidão”, contou Jojo.

A artista, que acabou de assinar contrato com a TV Globo para participar da cobertura da Copa do Mundo, completou o texto falando que o título é muito significativo para a sua vida, principalmente sendo ela uma sobrevivente de uma sociedade racista.

“A jornada de uma mulher preta que vive em um País onde 62% das vítimas de feminicídio são mulheres pretas é uma jornada dura e por vezes cruel. O ódio contra mulheres como eu no Brasil está cada vez mais naturalizado, mas nós não iremos retroceder. Ontem eu era uma menina sonhadora de Bangu, hoje eu sou uma das 100 personalidades de origem africana mais importantes do mundo”, escreveu a esposa de Lucas Souza.

A famosa ainda afirmou que pretende celebrar bastante quando receber o troféu em mãos. “Ano que vem, quando eu estiver recebendo esse prêmio em Nova York, todos vocês estarão naquele palco junto comigo; minha família, minha equipe, meus amigos, meus fãs, meu povo”, disse.

Jojo tem falado sobre preconceito por ser mulher negra

Há algumas semanas Jojo já havia comentado sobre o quanto ainda se esbarra no racismo, mesmo sendo uma pessoa famosa e bem sucedida. Em seu perfil do Instagram ela contou que as pessoas estavam inventando fake news sobre seu casamento.

Em uma série de stories, ela afirmou que está sendo perseguida nas redes sociais porque as pessoas não conseguem aceitar o fato dela ser uma pessoa negra e milionária.

“A história toda começou porque meu marido deu um ‘não’ a um podcast, que está esperando tomar um processo. As pessoas gostam de fazer essas fake news comigo, porque eu sei que é difícil me aturar, ter que me engolir é muito difícil”, disparou.