Jornalista causa desconforto após questionar Bárbara Borges sobre alcoolismo

Bárbara Borges em A Fazenda 2022 (Foto: Reprodução/Redes Sociais/Record)
Bárbara Borges em A Fazenda 2022 (Foto: Reprodução/Redes Sociais/Record)

Para a temporada de 2022 de seu principal reality show, a Record preparou uma edição especial de A Fazenda 2022 trazendo informações sobre a nova edição. E o momento rendeu climão com Bárbara Borges.

A ideia da produção do formato consolidado no Brasil era criar expectativa sobre a temporada com um programa totalmente ao vivo, e com atividades que não acontecem normalmente no calendário de convivência dos jogadores.

Para o evento, a apresentadora Adriane Galisteu recebeu em seu estúdio de Itapecerica da Serra, onde fica a sede do reality, seis famosos jornalistas que cobrem a TV brasileira para rápidas entrevistas com os novos confinados.

Chico Barney, Fábia Oliveira, Fabiola Reipert, Felipeh Campos, Flávio Ricco e Léo Dias receberam respostas dos jogadores, que estavam ao vivo na casa da ‘Fazenda’, sobre temas de seus interesses e através de perguntas prontas.

Dentre as revelações feitas durante as rápidas perguntas, como a relação de Bia Miranda com o ex-jogador de futebol Adriano Imperador, o questionamento feito por um dos jornalistas a Bárbara Borges chamou a atenção.

Pergunta polêmica causa estranheza

Na vez do jornalista do portal R7 Flávio Ricco fazer a sua pergunta, ele escolheu falar com a participante Bárbara Borges. Para quem não se lembrou de cara, Bárbara foi uma das famosas “paquitas” do Brasil.

A atriz carioca tem 43 anos e esteve em papéis de destaque de novelas da Globo, como ‘Duas Caras’, ‘Senhora do Destino’ e em uma das temporadas de ‘Malhação’. Nos programas da apresentadora Xuxa Meneghel, Bárbara foi a “Paquita Bubu” durante quase 5 anos.

Mas o episódio da vida e carreira de Bárbara que Flávio Ricco quis saber não teve a ver com os trabalhos aqui citados, mas sim sobre supostos problemas da atriz com o consumo de álcool.

Na ocasião, Flávio Ricco perguntou: “Te acompanho desde ‘Malhação’, várias novelas, Aguinaldo Silva, aqui na Record… e eu queria fazer uma perguntinha: você declarou recentemente, não tão recentemente, que você teve um problema com alcoolismo. Isso tá superado? Na casa, nós teremos festas. Como é que você vai lidar com essa situação?”.

Bárbara então, aparentando surpresa com a dúvida do jornalista, iniciou sua resposta dizendo: “Flávio, sinceramente, do fundo do meu coração, nunca houve da minha parte uma declaração de que “houve um alcoolismo”. Eu falei sobre um abuso, um excesso que eu tive em relação a minha relação com o álcool, que, logicamente, eu estava vivendo um momento de […] transições, e que eu precisei abandonar uma coisa que, naquele momento, não estava me fazendo bem.”

Relação de exageros

Na ocasião mencionada por Bárbara e Flávio, ela se pronunciou sobre o assunto em uma publicação numa rede social, e revelou: “A relação que tinha com o álcool, que foi evoluindo para exageros, não ‘dá mais match’, não é mais compatível com a Bárbara de agora. Foi difícil enxergar isso? Fooooooi! Uma luta! Uma luta real, comigo mesma!”.

Bárbara complementou: “Essa relação foi desenvolvida muito além do hábito social de ‘tomar uma cervejinha’, ‘beber um vinhozinho’ pra enturmar e sim pra tentar preencher vazio, pra esquecer dores do coração, pra anestesiar, pra não sentir.“, mas em nenhum momento citou que seria um problema de alcoolismo.

O alcoolismo, segundo médicos, é “a incapacidade de controlar a ingestão de álcool devido a dependência física e emocional. Os sintomas incluem consumo repetido de álcool apesar de problemas jurídicos e de saúde”. Nesse sentido, o desabafo de Bárbara Borges em relação a bebida não chegaria a tal ponto.

Resposta completa ganha aplausos

A atriz e ex-paquita seguiu explicando a Flávio Ricco e o público que acompanhava ao vivo a pré-estreia da ‘A Fazenda 14’: “Foi uma longa travessia,[…] foi maravilhosa a opção que eu tive de deixar de lado aquilo, e quando eu fiz o meu post, que gerou um emaranhado de reportagens, eu quis inspirar as pessoas. É uma reflexão sobre […] hábitos em que a gente se excede.”

Ela finaliza garantindo que não há problemas, e que tudo está resolvido, dizendo: “Estou aqui com essa questão muito bem resolvida na minha cabeça, muito a vontade pra viver essa aqui, porque eu não tenho o menor problema, e todos vocês verão isso”.

E com a frase “O que foi é passado, passado não é lugar de permanência, é de referência.”, Bárbara foi aplaudida por seus colegas de confinamento e pôs um fim na pergunta que causou desconforto, mas foi bem respondida. Confira o momento: