Justiça define embate entre Globo e ex-parceiro de Fátima

Lair Rennó e Fátima Bernardes no Encontro (Foto: Artur Meninea/TV Globo)
Lair Rennó e Fátima Bernardes no Encontro (Foto: Artur Meninea/TV Globo)

A Justiça do Trabalho de Minas Gerais marcou a data em que acontecerá a disputa nos tribunais entre a Globo e Lair Rennó, ex-parceiro de Fátima Bernardes no Encontro. O jornalista move uma ação trabalhista milionária contra o canal.

O caso teve início no começo deste ano, quando Lair entrou com processo contra a emissora. Em despacho nesta semana, a juíza Paula Borlido Haddad, da 1ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte, definiu a data em que as partes se enfrentarão no tribunal.

“Designo a audiência Inicial por videoconferência para o dia 10/05/2022, às 08:30”, decidiu a magistrada. “As partes ficam cientes que a audiência será realizada por videoconferência”, destacou ela.

A juíza também determinou regras caso as partes tenham interesse em produzir provas testemunhais. Nesse caso, os dados das testemunhas deverão ser informados com dois dias de antecedência. Caso isso não aconteça, a pessoa não terá direito a se manifestar no processo.

Reviravolta no processo de Lair Rennó

No final de janeiro, Paula Borlido Haddad havia determinado o arquivamento e extinção do processo. No entanto, a defesa de Lair Rennó apelou. E o recurso foi aceito.

No início de abril, a desembargadora Juliana Vignoli Cordeiro, do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, causou uma reviravolta. Ela determinou que o processo não fosse arquivado.

Na decisão, a magistrada afirmou que não há motivo para o arquivamento da ação judicial contra a Globo. Com isso, ela tomou decisão contrário do que havia sido decidido na 1ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte. “Pelo exposto, não há razão para o arquivamento dos autos, devendo o feito ter o seu regular prosseguimento”, disse Juliana Vignoli.

“Fundamentos pelos quais, o Tribunal Regional do Trabalho da Terceira Região, em Sessão Ordinária da Egrégia Décima Primeira Turma, hoje realizada, julgou o referido processo e, à unanimidade, conheceu do recurso interposto pelo reclamante; no mérito, sem divergência, deu-lhe provimento para afastar o arquivamento dos autos, pelo que determinou o retorno dos autos à Vara do Trabalho de origem, para que se proceda ao regular processamento do feito, conforme se entender de direito”, decidiu a desembargadora.

Globo é alvo de ação milionária

Na ação que move contra a Globo, Lair Rennó exige na Justiça que o canal carioca pague uma indenização que passa de R$ 4,6 milhões. O valor, segundo o processo, é pelo reconhecimento de direitos previdenciários sonegados.

Lair trabalhou durante sete anos ao lado de Fátima Bernardes no Encontro. Ele deixou a Globo no final de 2019. Atualmente, é contratado da filial da Record em Minas Gerais.