Kanye West pode quebrar recorde ao vender par de tênis mais caro do mundo

Kanye West em vídeo de campanha eleitoral
Kanye West em vídeo de campanha eleitoral (Reprodução)

Além de conseguir fama como rapper e como marido de Kim Kardashian, Kanye West virou um midas dos negócios ao criar uma marca de tênis esportivos. E o primeiro modelo lançado por ele está indo a leilão, e se bobear deve se tornar um dos pares de tênis mais caros já vendidos na história.

Kanye pode realmente quebrar o recorde dos tênis mais caros do mundo, quando o tal tênis for a leilão. O rapper de 43 anos tornou-se bilionário através de sua linha de calçados e roupas Yeezy e parece que seus primeiros tênis serão vendidos por mais de US$ 1 milhão (cerca de 6 milhões de reais).

Os Yeezy tamanho 46 (no Brasil) foram o protótipo de Kanye e a casa de leilões de Londres, Sotheby’s espera que ele quebre o recorde dos mais caros de todos os tempos. Este recorde é atualmente detido pelo Air Jordan 1 de Michael Jordan de 1985 que foi vendido por um épico valor de £ 408.000 (cerca de R$ 3.781.200,00) no ano passado.

Enquanto o nome de Kanye ajudará a vender o original yeezy, o rapper que está passando por um divórcio de Kim Kardashian não vai adicionar nenhum dinheiro aos seus cofres para lutar contra sua ex-esposa enquanto os tênis estão sendo vendidos pelo ávido colecionador Ryan Chang.

O império de calçados de Kanye é avaliado em £ 3,4 bilhões (quase 27 bilhões de reais) e o Nike Air Yeezy 1 foi o primeiro em uma colaboração de curta duração com a Nike. O rapper usou uma amostra desses sapatos feitos pela Nike durante o 50º Grammy Awards em 2008, no qual ele cantou as músicas Hey Mama e Stronger.

Enquanto os fãs tentavam descobrir quais tênis ele estava usando, Kanye teve que devolvê-los ao laboratório Innovation Kitchen da Nike em Oregon, enquanto sua linha de calçados Yeezy ainda estava sendo mantida em segredo. No ano seguinte, o Nike Yeezy 1 foi lançado, mas em 2013, Kanye estava deixando-os para forjar uma parceria com a Adidas, com quem ele ainda trabalha hoje.

Descrevendo os tais tênis, a Sotheby’s, empresa de leilões, escreveu: “O Nike Air Yeezy I e o Air Yeezy II ainda são alguns dos tênis mais cobiçados pelos colecionadores”. Brahm Wachter, chefe da casa de leilões Streetwear & Modern Collectables, disse:

“Estreou no palco do Grammy em 2008, os tênis desencadearam ondas na comunidade de tênis enquanto as pessoas tentavam identificar o par misterioso. Depois, vimos uma série de colaborações entre Kanye e Nike, e depois o nascimento de sua linha com a adidas.”

Eles foram originalmente vendidos em benefício do Doernbecher Children’s Hospital, uma instituição de caridade que a Nike apoia frequentemente. Yeezy é um encurtamento do apelido “Kanyeezy” que Jay-Z deu a Kanye na introdução de sua música Lucifer no The Black Album de 2003.