Lily Allen revela que foi fazer exame Papanicolau

Lily Allen
Lily Allen (Divulgação)

Lily Allen revelou que estava indo para a clínica para um exame de Papanicolau nesta sexta-feira (26) depois de filmar a si mesma na sala de espera. A cantora, de 35 anos, vestiu uma máscara facial preta e um casaco acolchoado grosso para sair para sua consulta antes de dizer aos fãs que estava “super animada” para fazer o procedimento.

Isso acontece depois que Lily marcou um marco de 18 meses de sobriedade no mês passado, tendo falado francamente sobre suas lutas contra o vício no passado. Ela esperou para fazer sua triagem cervical e mostrou tudo a seus fãs no Instagram Stories.

Ela escreveu a legenda: “Super animada para estar fazer meu Papanicolau esta manhã!”

Milhares de mulheres no Reino Unido perderam as datas de seus exames devido ao lockdown causado pela pandemia do coronavírus. O centro de saúde no país agora está fazendo uma campanha para incentivar mulheres que têm vergonha de fazer o teste a  procurarem os serviços de saúde. 

O programa de triagem do NHS convida todas as mulheres com mais de 25 anos começando em uma consulta a cada três anos e depois diminuindo para uma vez a cada cinco anos para maiores de 50 anos.

Embora a vacina contra o HPV, trazida para uso em 2008, seja esperada para eliminar o vírus da Grã-Bretanha nas próximas gerações, mulheres que completaram 12 anos antes disso ainda podem estar em risco com o vírus.

Os vírus HPV se espalham através do sexo e, em sua maioria, não causam sintomas ou danos graves, mas podem aumentar o risco de câncer na vida posterior.

Como é o teste?

O Papanicolau detecta células anormais no colo do útero, que é a entrada do útero da vagina. Remover essas células pode prevenir o câncer cervical.

A maioria dos resultados dos testes volta claro, no entanto, uma em cada 20 mulheres mostra alterações anormais nas células do colo do útero. Em alguns casos, estes precisam ser removidos ou podem se tornar cancerosos.

O câncer cervical afeta mais comumente mulheres sexualmente ativas entre 30 e 45 anos. Nos EUA, os testes começam quando as mulheres completam 21 anos e são realizados a cada três anos até chegar aos 65.

Alterações nas células cervicais são frequentemente causadas pelo vírus do papiloma humano (HPV), que pode ser transmitido durante o sexo.

Lily marcou um marco de 18 meses de sobriedade no mês passado, tendo falado francamente sobre suas lutas contra o vício no passado

O câncer do colo do útero pode se desenvolver em uma idade jovem, muitas vezes afetando mulheres entre 30 e 40 anos, e cerca de metade das mulheres que o desenvolvem morrem dentro de 10 anos após seu diagnóstico

No mês passado, a cantora comemorou seus 18 meses longe das drogas. A estrela, que se casou com o ator de Stranger Things, David Harbour em Las Vegas no ano passado, foi sincera sobre suas lutas contra o vício.