Maju Coutinho desabafa sobre racismo durante o Jornal Hoje e viraliza

A jornalista Maju Coutinho (Imagem: Reprodução/TV Globo)

A jornalista Maju Coutinho ganhou as redes sociais mais uma vez na edição desta quinta-feira (22) do Jornal Hoje, noticiário da Globo do qual ela é âncora titular. A atração exibiu uma reportagem a respeito de um jovem negro que ficou preso por nada menos que três anos por crimes que não cometeu. Ao fazer a chamada da matéria, a apresentadora já demonstrou sua indignação.

“E agora a gente fala de um caso absurdo, um jovem negro de 26 anos foi solto essa madrugada depois de passar quase três anos preso por crimes que ele não cometeu. Lucas, como eu disse, é negro e é pobre”, afirmou Maju, que já está a frente do jornalístico há mais de um ano.

Depois que a reportagem foi exibida, a jornalista fez um desabafo a respeito do caso, mais uma vez citando o racismo da sociedade. “Tem que mudar a mentalidade de que preto parado é suspeito e correndo é culpado. Isso tem que mudar”, pediu a contratada da Globo, que na sequência continuou a apresentar a edição do Jornal Hoje.

Repercussão nas redes sociais

Nas redes sociais, a fala de Maju Coutinho não passou despercebida e viralizou. Vários perfis compartilharam o vídeo, inclusive o de Manuela D’Ávila, que é candidata a prefeita de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. “Após passar três anos preso injustamente, um jovem negro foi solto hoje. Maju Coutinho disse tudo”, escreveu a política, que em 2018 concorreu ao cargo de vice-presidente da República.

Outros perfis também repercutiram o fato. “A fala de Maju Coutinho em um grande telejornal é necessária. Precisamos continuar falando o óbvio, porque esse pensamento está impregnado no imaginário social e seis segundos de uma fala tão simples pode chegar onde nem sempre a discussão antirracista chega. É necessário!”, opinou a jornalista Ashley Malia.

Veja as publicações: