New York Times elege Sônia Braga na lista dos 25 melhores atores do século

A atriz Sônia Braga foi eleita na lista dentre os 25 maiores atores do século 21 pelo New York Times (Imagem: Reprodução / Instagram)

Após Glenn Close afirmar que Fernanda Montenegro deveria ter levado o Oscar de 1999, outra atriz brasileira apareceu dentre as colunas de Hollywood: Sônia Braga. A paranaense foi votada pelos críticos do jornal The New York Times na lista dos 25 maiores atores do século 21. 

Manohla Dargis e A.O. Scott, os dois críticos que organizaram a lista, destacaram o desempenho de Braga no cinema; especialmente nas obras do pernambucano Kleber Mendonça Filho ‘Aquarius’ (2016) e ‘Bacurau’ (2019).

Braga se encaixa perfeitamente no realismo maravilhoso e despreocupado do diretor Kleber Mendonça Filho. Nessa vez vendo o filme, porém — parcialmente influenciada por um capítulo chamado;, O Cabelo de Clara — percebi como Braga rearruma sua cortina opulenta de cabelo. E, enquanto ela o joga para cima e o deixa cair, percebi que Mendonça não estava apenas apresentando uma personagem mas também a lenda a interpretando”, disse Dargis sobre o trabalho da artista em Acquarius.

Scott, por outro lado, lembrou-se do trabalho da atriz em Bacurau. “Suas habilidades se manifestam de um jeito totalmente diferente em Bacurau, uma alegoria loucamente fantástica (e violenta) com toques de ficção científica do Brasil em crise que se afasta do realismo dos outros filmes de Mendonça sem abandonar suas paixões políticas ou seu humanismo“.

Ela interpreta Domingas [em ‘Bacurau’], uma médica de uma pequena cidade com problemas com bebida e uma personalidade às vezes abrasiva – um papel cômico e sem glamour que ninguém mais poderia ter desempenhado com tanta profundidade e graça. Ou, como disse Mendonça: ‘Em uma sinfonia, ela seria o piano”, acrescentou.

Dentre outros nomes que acompanham o da brasileira estão Gael Garcia Bernal, Catherine Deneuve, Joaquin Phoenix, Viola Davis, Nicole Kidman e Keanu Reeves; já nas três primeiras posições figuram Denzel Washington (1º), Isabelle Huppert (2º) e Daniel Day-Lewis. Os críticos não esboçaram um critério rígido para definir as escolhas; não escondem as parcelas de subjetividade da lista e ponderaram que ela seria “possivelmente escandalosa em suas omissões”.  

Ao longo de sua carreira, Sônia Braga participou de mais de 40 produções cinematográficas. A atriz coleciona em seu currículo alguns títulos chave do cinema brasileiro como O Bandido da Luz Vermelha (1968), Dona Flor e seus dois Maridos (1976) e A Dama da Lotação (1978).

Todavia, ela também acumula longa lista de participações em novelas e outros trabalhos de televisão nacional, quando eternizou Gabriela (1975), personagem de Jorge Amado, e internacionalmente; sua ultima aparição na TV americana foi em ‘Luke Cage’ (2016).