Novelas chegam aos 70 anos resistindo ao “fim decretado”

publicidade

As novelas chegam aos 70 anos no Brasil nesta terça-feira (21) provando que não estão perto do fim. Há anos que vem sendo decretada a morte das novelas, algo que nunca ficou próximo de acontecer.

Muito se fala que as novelas perderam relevância e espaço para as séries, mas a verdade é que continuam sendo o produto de maior relevância no cenário nacional. Não é por menos que são a maior audiência diária das três principais redes. Globo, Record e SBT têm nas novelas seus maiores índices de ibope.

publicidade

SELECIONAMOS PARA VOCÊ

Novelas mantêm relevância

A novela ainda é uma das atrações de maior repercussão, capaz de levantar discussões, de virar assunto e de tomar as redes sociais. É um produto que continua impactando de maneira forte culturalmente no Brasil.

Há décadas as novelas têm marcado presença na vida dos brasileiros. “Quem matou Salomão Hayalla?”; “Quem matou Odete Roitman?”; “A culpa é da Rita”; “Onde está Domênico?” são apenas algumas das frases que marcaram o público em épocas diferentes.

Ao longo dos anos, as novelas provocaram reflexões, ditaram tendências e tiveram força para impactar até em políticas públicas, como foi o caso de Mulheres Apaixonadas. O folhetim de Manoel Carlos ajudou na aprovação do Estatuto do Idoso. Vale Tudo e O Clone, por exemplo, foram algumas das tramas que fizeram o país refletir sobre ética.

Da TV ao streaming

Mesmo em uma época em que as séries vem se tornando tendência, as novelas se mantêm fortes no Brasil. Até mesmo os streamings têm se rendido. O Globoplay produziu Verdades Secretas 2 e outras plataformas se movimentam nesse mesmo caminho. Uma delas é a HBO Max que, inclusive, contratou o ex-chefe de dramaturgia da Globo, Silvio de Abreu.

publicidade

Por falar em streaming, no top 10 dos programas mais consumidos do Globoplay nesta terça, os 10 são novelas. Verdades Secretas 2, Um Lugar ao Sol, Verdades Secretas, A Usurpadora, O Clone, Maria do Bairro, Nos Tempos do Imperador, O Cravo e a Rosa, Renascer e Salve Jorge formam o ranking. Na Netflix não é diferente com as tramas infantis do SBT entre os produtos mais assistidos.

O Brasil tem se destacado por produzir as melhores novelas do mundo e o brasileiro deveria ser orgulhar disso. As produções brasileiras são exportadas para vários países ao redor do mundo e não devem nada às tramas gringas em questão de qualidade.

O que você achou? Siga @entreteoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›