Nos Tempos do Imperador chega ao fim com pior audiência das 18h

Selton Mello interpreta Dom Pedro II em Nos Tempos do Imperador: pior audiência da história da faixa das seis (Foto: Reprodução/TV Globo)
Selton Mello interpreta Dom Pedro II em Nos Tempos do Imperador: pior audiência da história da faixa das seis (Foto: Reprodução/TV Globo)

A novela das seis Nos Tempos do Imperador chega ao fim nesta sexta-feira (04) com o título de pior audiência da história do horário das 18h. A trama sobre Dom Pedro II (Selton Mello) superou até fracassos como Boogie Oogie e Espelho da Vida.

Primeira novela inédita produzida durante a pandemia de Covid-19, a produção assinada por Thereza Falcão e Alessandro Marson foi alvo de grande expectativa na Globo. A emissora investiu alto no folhetim de época.

Porém, Nos Tempos do Imperador se tornou uma grande decepção. Além de problemas nos bastidores, com direito até a pedido de desculpas da autora, a trama virou um fiasco de audiência.

Pior audiência das 18h

A novela que mostra parte da trajetória de Dom Pedro II chega ao último capítulo com apenas 17,0 pontos de média geral na Grande São Paulo, a principal praça do país. É a pior audiência da história de uma trama das 18h.

Até então, o título de menor ibope da faixa era de Boogie Oogie. Exibido em 2014, o folhetim assinado por Rui Vilhena teve média geral de 17,4 pontos.

Com o fraco desempenho, Nos Tempos do Imperador ainda ficou atrás de novelas como Espelho da Vida (2018) e Meu Pedacinho de Chão (2014), com 17,8 pontos, Lado a Lado (2012), com 18,2 pontos, Joia Rara (2013), com 18,4 pontos, Sete Vidas (2015), com 19,1 pontos e Além do Tempo (2015), com 19,8 pontos.

Até mesmo as três reprises exibidas no horário das seis durante a pandemia tiveram audiência maior. Novo Mundo fechou com média geral de 19,2 pontos, Flor do Caribe cravou 20,2 pontos e A Vida da Gente alcançou 19,6 pontos.

A saga de Dom Pedro II teve bem menos ibope que a de seu antecessor, Dom Pedro I (Caio Castro). Exibida originalmente em 2017, Novo Mundo registrou índice sete pontos maior. A trama, também assinada por Thereza Falcão e Alessandro Marson conquistou 23,8 pontos de média geral.

Projeto ameaçado na Globo

A baixa audiência de Nos Tempos do Imperador põe em risco um projeto dos autores. Thereza e Alessandro revelaram o desejo de fazer uma trilogia do império no Brasil. A ideia é desenvolver uma trama sobre a vida da Princesa Isabel, filha de Dom Pedro II e responsável por assinar a Lei Áurea.

“Quando apresentamos o projeto de Novo Mundo mostramos como a primeira parte de uma trilogia. A trilogia imperial, vamos chamar assim. A primeira parte seria a história da criação do império, por dom Pedro. A segunda parte, a consolidação deste império, com dom Pedro 2º. E a terceira, o desfecho da história, com a princesa Isabel”, contaram os novelistas em entrevista ao site da Globo.

Diante do fracasso de Nos Tempos do Imperador, há dúvidas se a Globo vai levar em frente o projeto. A emissora, inclusive, vai deixar as tramas de época um pouco de lado e apostará em uma história contemporânea na faixa das 18h. O motivo são os custos elevados para a produção de um folhetim de época.