Olivia Newton-John divide fãs ao fazer homenagem à Austrália

Olivia Newton-John
Olivia Newton-John (Reprodução)

A atriz Olivia Newton-John acaba de se envolver numa nova polêmica. Ela fez uma postagem em suas redes sociais gravando um vídeo pelo feriado Austrália Day. Ela diz que ama as pessoas australianas, e sua história, porém os internautas começaram a cancelar a estrela de Grease porque ela sequer citou os aborígenes australianos em sua mensagem.

O chamado “Dia da Austrália”, é comemorado no país tal qual o Carnaval para os brasileiros. Ele mostra o extremo valor que as pessoas sentem por terem sido colonizadas. Isso mesmo. A comemoração que acontece todo dia 26 de janeiro por lá, é devido ao primeiro navio do governo inglês que chegou no país para colonizá-lo.

Na época, o governo britânico queria transformar o território australiano numa grande prisão, para onde os detentos seriam enviados para morrer, porém não deu certo, e logo muitas famílias britânicas acabaram migrando para o novo local.

O problema nisso tudo, é que lá não era uma terra inabitada. Havia índios por lá, e como geralmente acontece com lugares colonizados, eles sofreram massacre, por isso por muitos descendentes indígenas no país, o Austrália Day não é um dia de festa, e sim de respeito, também chamado de Dia da Invasão, Dia da Sobrevivência, e Dia de Luto.

Ao não fazer sequer uma menção aos povos aborígenes australianos, Olivia Newton-John acabou tocando numa ferida não cicatrizada, e muitos já falavam em cancelamento.

“Bom dia a todos. Aqui é a Olivia e eu só queria desejar a todos vocês, australianos, em todo o mundo um muito, muito Feliz Dia da Austrália”, disse a atriz de 72 anos.

“Oh garota, eu te amo, mas preste atenção”, escreveu um homem no Twitter mostrando a foto da bandeira aborígene.

“Você está cancelada agora Olivia! Como você ousa amar a Austrália assim?”, disparou outro. Um terceiro comentou: “Não existe nenhum orgulho em ser genocida Olívia”.

“Você não pode ser tão insensível ou ignorante sobre o que o Dia da Austrália significa e representa para nossos indígenas”, escreveu outra pessoas nos comentários.

Depois da polêmica, o jornal Daily Mail tentou contato com Olivia, sem sucesso. O Dia da Austrália passou a ser reconhecido como feriado nacional no país em 1994, mesmo já sendo comemorado informalmente antes disso.

Desde 1938, atividades protestam contra a comemoração em torno da primeira frota inglesa ao porto de Sydney, sobretudo devido à expropriação de terras. Nesta terça-feira (26) comícios já são realizados em todo o país.