Pantanal acaba quando? Globo pode esticar novela

 Juma Marruá (Alanis Guillen) em Pantanal, novela das nove da Globo (Foto: Reprodução/TV Globo)
Juma Marruá (Alanis Guillen) em Pantanal, novela das nove da Globo (Foto: Reprodução/TV Globo)

Pantanal estreou com boa audiência na Globo e um esticamento da trama não está descartado. O remake do folhetim de Benedito Ruy Barbosa agradou a emissora e pode ganhar alguns capítulos, tendo seu final adiado.

Inicialmente, a novela das nove que retrata a saga de José Leôncio (Renato Góes/Marcos Palmeira) teria cerca de 150 capítulos. O Entretê apurou que o planejamento da Globo era de que a trama ficaria em exibição entre março e agosto.

No entanto, devido ao atraso de duas semanas na estreia por conta da pandemia e o aumento do número de capítulos, o folhetim está previsto para acabar em setembro. Mas, internamente, ainda não está descartado um espichamento da produção.

Quando Pantanal termina?

Caso Pantanal realmente tenha um aumento no número de capítulos, a trama terminará somente em outubro. Com isso, adiará ainda mais a estreia de Travessia, a próxima novela das 21h escrita por Gloria Perez.

Nesta semana, o Entretê teve acesso a um material enviado pela Globo a afiliadas em que a data final do remake não aparece. A emissora carioca apenas cita a data de estreia, sem deixar claro quando a obra terminará. É diferente do que aconteceu com outras novelas.

A versão original de Pantanal, exibida pela extinta TV Manchete em 1990, contou com um total de 216 capítulos. Como ainda está sendo gravado – ao contrário do que aconteceu com Um Lugar ao Sol – o remake ainda pode ser esticado. É algo que não está descartado diante dos bons índices do folhetim.

Remake aumenta audiência da Globo

Em seus três primeiros dias no ar, a nova versão de Pantanal exibida na faixa das 21h acumula média de 26 pontos. No mesmo período, contando os três primeiros capítulos, Um Lugar ao Sol alcançou 24 pontos, dois a menos.

Como a audiência dos primeiros capítulos sempre costuma ser morna por causa da apresentação da história, a expectativa é de que haja crescimento nos índices.

Aposta do novo diretor de Entretenimento da Globo, Ricardo Waddington, a trama adaptada por Bruno Luperi, neto de Benedito Ruy Barbosa, recebeu alto investimento da emissora. Até por isso mesmo se justifica um esticamento da obra.

Se Pantanal for esticada, terá maior faturamento e o alto custo da produção vai impactar menos nos cofres da Globo. A conta é simples: quanto maior a duração, mais capítulos terá para “diluir” o investimento feito.