Pantanal: Joventino aparece vivo como Velho do Rio e vira cobra

Joventino (Irandhir Santos) vira o Velho do Rio (Osmar Prado) em Pantanal (Foto: Divulgação/TV Globo)
Joventino (Irandhir Santos) vira o Velho do Rio (Osmar Prado) em Pantanal (Foto: Divulgação/TV Globo)

Na novela Pantanal, Joventino (Irandhir Santos) está vivo e voltará de uma forma bem diferente, como o Velho do Rio (Osmar Prado). Após muito tempo sumido no mato, ele ressurge transformado de forma assustadora, como uma cobra sucuri.

A primeira aparição do homem misterioso acontece no capítulo de quarta-feira (06). De maneira misteriosa, ele surgirá na fazenda do filho, José Leôncio (Renato Góes), em um momento importante.

Depois de se casar com o fazendeiro, Madeleine (Bruna Linzmeyer) fica grávida. Ela quer ir para o Rio de Janeiro ter o filho, mas sente as dores para o parto. Isso acontece justamente na hora em que o marido está em viagem. A jovem teme que ele não chegue a tempo.

Joventino ressurge vivo em Pantanal

No mesmo momento tem início uma forte tempestade na fazenda. De maneira misteriosa, um velho aparece na fazenda. Mas a imagem mostra apenas a silhueta do homem, que não é identificado.

Enquanto isso, o filho de Madeleine nasce. O parto é feito com a ajuda de Filó (Letícia Salles). Depois, quando José Leôncio volta para a fazenda, a jovem o destrata.

Mas Madeleine vai ter mais um motivo para se aborrecer com o marido. Ela se desespera quando ele leva o filho que acabou de nascer para andar a cavalo pela fazenda. Durante o passeio, é onde José Leôncio sente a presença do pai. Naquele momento, o filho dele fica assustado com o barulho de um trovão.

Velho do Rio se transforma em Sucuri

Em outra cena, Joventino volta a aparecer. Desta vez de forma assustado. Em cenas que novamente mostram apenas a silhueta, o Velho do Rio surge no meio no ninhal e se transforma em uma sucuri de tamanho imenso. A sucuri ataca a canoa que está levando dois jagunços e mata um deles.

Em Pantanal, Joventino sempre teve uma ligação muito forte com a natureza e com forças místicas. Tanto é que ele chegou a controlar animais, como o marruá, que ficou hipnotizado diante do peão.

O sumiço do pai de de José Leôncio aconteceu de forma misteriosa na mata quando ele atendeu a um chamado sobrenatural. Após desaparecer na mata, ele se fundiu com a natureza, agindo como uma espécie de entidade protetora. Com isso, ele ganhou o poder de se transformar em sucuri.

Produzida originalmente pela extinta TV Manchete, em 1990, Pantanal é uma novela de Benedito Ruy Barbosa. O remake da Globo é adaptado por Bruno Luperi, neto do novelista.