Pantanal tira Globo do buraco às 21h com maior elevação desde 2019

Juliana Paes (Maria) e Alanis Guillen (Juma Marruá) em cena de Pantanal, que elevou audiência da Globo (Foto: Reprodução/TV Globo)
Juliana Paes (Maria) e Alanis Guillen (Juma Marruá) em cena de Pantanal, que elevou audiência da Globo (Foto: Reprodução/TV Globo)

Há menos de um mês no ar, a novela Pantanal está cumprindo a difícil missão de reerguer a faixa das nove da Globo. A história de Juma Marruá (Alanis Guillen) levantou a audiência e já tem a maior elevação de ibope do horário em três anos.

Exibido desde 28 de março, o remake da trama de Benedito Ruy Barbosa completou três semanas no ar. Da estreia até a última sexta-feira (15), a obra adaptada por Bruno Luperi alcançou 27,1 pontos de média na Grande São Paulo, principal mercado do país.

O índice é quase cinco pontos maior do que o registrado por Um Lugar ao Sol em suas três primeiras semanas de exibição. Em seus 18 capítulos iniciais, o folhetim assinado por Lícia Manzo alcançou 22,4 pontos de média. O número foi 4,7 pontos menor.

Na média geral de seus 119 capítulos, Um Lugar ao Sol marcou 22,3 pontos em SP. Neste comparativo, Pantanal levantou a audiência da faixa das 21h em 4,8 pontos na capital paulista.

Maior elevação de ibope em três anos

É a maior elevação de uma novela das nove para outra desde 2019, quando A Dona do Pedaço disparou o ibope. Isso aconteceu após o principal horário de dramaturgia da Globo afundar com a problemática O Sétimo Guardião.

Encerrada em maio de 2019, a história de realismo fantástico escrita por Aguinaldo Silva fechou com apenas 28,8 pontos de média geral. Foi um dos maiores fracassos da faixa, derrubando a audiência em quase cinco pontos. Na época, a antecessora Segundo Sol cravou média de 33,4 pontos em toda sua exibição.

Com o horário afundado, A Dona do Pedaço entrou no ar com a missão de elevar o ibope. E assim fez a trama de Walcyr Carrasco, que teve 36,0 pontos de média geral. A novela sobre a boleira Maria da Paz (Juliana Paes) elevou a audiência da faixa em 7,2 pontos.

Audiência das novelas das nove da Globo

Desde então, a Globo não teve mais nenhum grande sucesso em seu principal horário de novelas. Última novela inédita antes da pandemia e que teve exibição durante o isolamento, Amor de Mãe conquistou 31,2 pontos de média (média de audiência das duas fase e dos melhores momentos).

A reprise de Fina Estampa foi a produção mais bem sucedida após o fim de A Dona do Pedaço. A reexibição do folhetim de Aguinaldo Silva acumulou média de 33,6 pontos. Na sequência, veio a reapresentação de A Força do Querer, que terminou com 29,9 pontos.

Última reprise da faixa das 21h, Império foi considerada um fracasso ao registrar 27,4 pontos de média geral. No entanto, após o fiasco de Um Lugar ao Sol, a Globo já comemora o mesmo índice com Pantanal, que vem em tendência de crescimento.