Paulinha Abelha está em estado “mais grave do coma”, diz médico

Cantora Paulinha Abelha (Reprodução/Instagram)
Cantora Paulinha Abelha (Reprodução/Instagram)

A equipe médica que acompanha a cantora Paulinha Abelha, vocalista do grupo Calcinha Preta, deu uma entrevista coletiva e informou que a artista permanece em estado delicado. Ela está internada em coma no Hospital Primavera, em Aracaju.

Os especialistas detalharam que, apesar da artista estar com quadro estabilizado, eles se preocupam com a parte neurológica. Segundo Marcos Aurélio Alves, médico neurologista, ela está no grau mais grave do coma.

“Coma é uma condição reversível. Em nenhum momento falamos em morte cerebral. Existe o coma profundo, que traduz uma injúria encefálica severa, mas não existe o conceito de irreversibilidade ainda”, explicou o médico neurologista, Marcos Aurélio Alves.

Ainda durante a coletiva, os profissionais descartaram a possibilidade de uma possível infecção bacteriana no cérebro, como havia sido divulgado na última semana, e também negaram a evidência de morte cerebral.

Os médicos também finalizaram com os boatos que apontavam que o problema de saúde da forrozeira foi causado por conta de medicamentos de cunho estético, como remédios para emagrecimento: “Ela tomava algumas formulações, mas era em caráter supervisionado [por médicos]”.

“A gente trabalha com proximidade de uma lesão renal aguda. Muitos pacientes se recuperam em situações assim, outros podem desenvolver um caso mais crônico e necessitar de terapia renal substituída. Nesse momento, substituímos pela hemodiálise”, acrescentou o Dr. Ricardo Leite.

Agora os médicos iniciaram uma investigação para ver a possibilidade de uma intoxicação medicamentosa, algo que pode ser causado com uma combinação de medicamentos e pode gerar uma lesão da célula hepática, renal e neurológica.

Paulinha está internada desde o último dia 11 de fevereiro, quando chegou a um hospital da capital sergipana com um mal estar. A cantora, que estava em turnê em São Paulo, foi diagnosticada inicialmente com problemas renais e poucos dias depois entrou em coma com instabilidade neurológica.

Teve sintomas de gravidez antes de internação

No início da semana a Carla Abelha, irmã de Paulinha Abelha, deu uma entrevista para o Cidade Alerta SE, onde revelou que o início do problema de saúde da cantora foi confundido com uma possível gravidez.

Conforme Carla, os sintomas iniciais sofridos por Paulinha levaram ela a não entender a gravidade da situação durante sua turnê em São Paulo. “Chegou a informação de que ela estava se sentindo mal (na turnê da banda, em São Paulo), vomitando, e a gente imaginou que poderia ser uma gravidez. Quando ela chegou aqui em Aracaju, continuou do mesmo jeito e veio para o hospital. Quando chegou ao hospital, já foi identificado que tinha um probleminha nos rins e houve a insuficiência renal”, contou Carla.