Paulo Gustavo tem complicações e sofre piora no estado de saúde, diz revista

Paulo Gustavo teve piora na saúde com lesões cerebrais e está em estado crítico (Foto: Reprodução/TV Globo)
Paulo Gustavo teve piora na saúde com lesões cerebrais e está em estado crítico (Foto: Reprodução/TV Globo)

Internado desde 13 de março por causa de covid-19, Paulo Gustavo sofreu piora no estado de saúde e seu quadro é crítico. O ator teve novas complicações detectadas pela equipe médica e teve lesões cerebrais. Uma nova cirurgia não está descartada, mas o risco é alto.

De acordo com informações da revista Veja Rio, Paulo Gustavo sofreu uma piora significativa em seu estado de saúde. Nas últimas horas, os médicos detectaram uma fístula broncovenosa. Se trata de uma abertura entre os pulmões e as veias.

Esse novo problema provocou a entrada de bolhas de ar na corrente sanguínea do humorista. Isso acabou causando uma embolia, insuficiência cardíaca e lesões cerebrais.

Ainda segundo a publicação, até o momento não há como medir qual é a extensão das lesões. Diante do problema, os médicos avaliam a possibilidade de realizar uma nova cirurgia em Paulo Gustavo para fechar a fístula. No entanto, o procedimento tem um risco altíssimo.

Em situação grave, o ator segue em terapia intensiva, com uso de ventilação mecânica e ECMO, uma espécie de pulmão artificial.

Paulo Gustavo tem piora na saúde após momento de otimismo com tratamento

A piora no quadro de saúde de Paulo Gustavo vem depois de um momento de otimismo. O último boletim médico, divulgado na semana passada, trazia informações sobre uma leve melhora do humorista, que vinha respondendo bem aos tratamentos.

“Há cerca de sete dias não surgem complicações relevantes, fato que aumenta as nossas esperanças na boa recuperação do paciente.

Entretanto, como em outros casos graves, ocorrem oscilações no estado geral, demandando reajustes nas medicações, na ventilação mecânica e na ECMO, o que ainda determina a vigilância constante da equipe multiprofissional.

Ontem foi detectada uma nova pneumonia bacteriana, que já está sendo eficientemente tratada. Apesar disso, evidências de melhora na função pulmonar têm surgido.

Em alguns momentos, o paciente mostra sinais discretos de interação com o meio, apesar do uso de sedativos”, informou a equipe médica na ocasião.

No entanto, com as novas complicações que ocorreram nas últimas horas, a situação de Paulo Gustavo voltou a ficar em estado crítico.

A família do ator, até então muito presente nas redes sociais, já não tem falado muito. A mãe do humorista, por exemplo, não publica nada há dois dias. Em sua última postagem no Instagram, Dea Amaral publicou um pedido de intercessão à Nossa Senhora.

“Maio mês de Maria Mãe de Jesus. Vamos rezar pedindo por todos que estão sofrendo e pelo fim da pandemia. Que Maria interceda junto ao seu Filho Amado. Amém”, escreveu a mãe de Paulo Gustavo.

Veja mais ›