Pesquisar ‘Chiquititas’ dá cadeia? Entenda a brincadeira das redes sociais

Chiquititas 1997 (Reprodução)

Uma brincadeira está viralizando nas redes sociais, mas ao mesmo tempo fazendo com que as pessoas fiquem com medo de terem problemas com a justiça. Algum usuário das redes descobriu que ao pesquisar determinadas palavras no Pinterest, o site acusa que o usuário pode estar cometendo algum tipo de crime. O nome da novela Chiquititas então passou a figurar entre os assuntos mais comentados no Twitter na manhã tarde quinta-feira, 01 de outubro por este motivo.

Ao pesquisar por Chiquititas na rede social de fotos, voltada para decoração e moda, o usuário recebe a seguinte mensagem: “A exploração infantil não é tolerada. Você será denunciado(a) às autoridades competentes se adicionar Pins com conteúdo ilegal. Se for muito difícil para você ver esse conteúdo procure ajuda confidencial”.

Mensagem no Pinterest sobre Chiquititas
Mensagem no Pinterest sobre Chiquititas (Reprodução)

Como uma espécie de telefone sem fio a brincadeira foi passando de pessoa para pessoa. “Me mandaram pesquisar Chiquititas no Pinterest e agora eu tô chorando com medo de levar processo”, escreveu uma usuária. Outros fizeram graças e até memes imaginando como seria encontrar na cadeia todas as pessoas que também caíram na ‘pegadinha’.

Outra usuária alertou para a mensagem em questão: “Aparece isso se você pesquisar ‘Chiquititas’ no Pinterest e tem gente falando que dá B.O. se pesquisar. Vocês sabem o mínimo de interpretação de texto? ‘Você será denunciado às autoridades competentes SE adicionar Pins…’ Sabe o que significa SE? É uma conjunção subordinativa que indica CONDIÇÃO”, escreveu alertando que é só as pessoas não adicionarem nada relacionado a esta pesquisa, que nada irá acontecer.

A novela Chiquititas é uma criação da argentina Cris Morena, e foi exibida no país em meados nos anos 1990. No Brasil, o SBT fez uma versão em 1997, que durou até o ano de 2001. E uma segunda versão foi feita a partir de 2013, mas desta vez não sendo dividida em temporadas, o que fez com que ela entrasse no livro dos recordes com uma das novelas mais longas da história com 545 capítulos. A obra que atualmente está sendo reprisada pela emissora de Silvio Santos compõe o catálogo da Netflix aparecendo em semanas entre os 10 programas mais assistidos por lá.