Na última semana, o jornalista americano Terrence McCoy, do jornal The Washington Post, publicou uma matéria falando sobre a popularidade da franquia Outback entre os brasileiros.
Na reportagem, ele tenta trazer respostas sobre o motivo de uma rede de restaurantes no estilo australiano, mas fundada nos Estados Unidos, fazer tanto sucesso no Brasil. O assunto, claro, viralizou na internet.
Popularidade da franquia Outback no Brasil
De acordo com o jornal, nosso país é responsável por 83% do faturamento do Outback Steakhouse no mercado internacional – fora dos Estados Unidos, país de origem da franquia.
Para entender a fama da rede no Brasil, o repórter visitou uma das unidades do Outback em São Paulo. Ao chegar no local, ele ficou surpreso ao perceber que, geralmente, os brasileiros procuram o restaurante em ocasiões especiais.
Ao entrevistar pessoas que estavam por lá, descobriu que muitos frequentam o restaurante por considerar uma “experiência chique” e “glamourosa”.
“Não é apenas a comida. Seja por acaso ou marketing astuto, a rede se tornou um marco cultural para muitos brasileiros. Mais experiência do que refeição. Onde as pessoas podem se entregar à extravagância e comemorar os maiores marcos da vida”, disse o jornalista.
Repercussão na internet
Na internet, a reportagem teve grande repercussão entre os internautas. Muitos ironizaram a popularidade da franquia, que chegou ao Brasil em 1997. As declarações sobre ser um local de “experiência chique” e “glamourosa” também virou piada nas redes sociais.
“Gente as pessoas na matéria falando que o Outback é chique. Que mico kkk”, disse um. “Desses restaurantes caros e famosos, é o único que vou”, disse um rapaz. “Já fui muito pra happy hour. Hoje em dia nem vou mais. O tal de ficar na fila pra comer é zuado demais e a comida deu uma caída legal”, escreveu outro.
No Twitter, muitos mencionaram sobre a falta de popularidade do Outback no exterior. “Eu não sei como é nos EUA, mas o Outback do Canadá é tenebroso. O do Brasil é muito muito superior”, escreveu uma pessoa. “Já ouvi falar muito mal do Outback dos EUA também”, respondeu outra.
Graduado em Comunicação Social, um mineiro que adora escrever sobre assuntos relacionados ao entretenimento e redes sociais em geral.