Por Pantanal, Globo faz Um Lugar ao Sol virar colcha de retalhos

Cauã Reymond interpreta Christian/Renato em Um Lugar ao Sol; novela das nove está sendo retalhada (Foto: Reprodução/TV Globo)
Cauã Reymond interpreta Christian/Renato em Um Lugar ao Sol; novela das nove está sendo retalhada (Foto: Reprodução/TV Globo)

A Globo transformou Um Lugar ao Sol em uma colcha de retalhos desde que o remake de Pantanal teve sua estreia adiada. Para não comprometer o planejamento da nova novela, a emissora mutilou a trama de Lícia Manzo.

Desde que Pantanal sofreu atraso nas gravações por causa da Covid-19 e teve a estreia adiada em duas semanas, a Globo iniciou uma difícil missão: alongar uma novela inédita que já está totalmente gravada. Ao invés dos 107 capítulos previstos, Um Lugar ao Sol terminará com 119 capítulos.

O remake do folhetim de Benedito Ruy Barbosa está com gravações adiantadas, já que as cenas vêm sendo rodadas desde o ano passado e estreia acontece somente em março. Mas o canal carioca preferiu manter o planejado para Pantanal e sacrificar a atual novela das nove.

Globo estica novela

Esticada em duas semanas, Um Lugar ao Sol terá que ganhar mais 12 capítulos com o material que já tem pronto. Para a “mágica” acontecer, o departamento de edição entrou em ação.

Desde então, a trama protagonizada por Cauã Reymond começou a ser mutilada pela Globo. Nos capítulos a partir do dia 17 de janeiro, a novela passou a ter menos de 40 minutos de arte diariamente. São raras as exceções. Quanto fica mais tempo no ar, não tem chegado a 50 minutos de arte – o total de tempo excluindo intervalos.

Mesmo ficando menos tempo no ar, Um Lugar ao Sol continua tendo o mesmo número de comerciais. Um levantamento feito pelo Entretê mostra que em um capítulo com cerca de 1h03 exibido no dia 20 de janeiro, a trama contou com três breaks.

É a mesma quantidade de quando a trama ficava no ar por cerca de 1h15 – ou tempo superior. Neste dia, outros dois minutos foram ocupados por um resumo do dia anterior. No total, o capítulo teve 47 minutos de arte com cenas inéditas.

Desde que iniciou a operação para esticar o folhetim das 21h, a Globo deu mais tempo até para o resumo do capítulo anterior para enrolar. Além disso, passou a retalhar os capítulos.

Um Lugar ao Sol retalhada

Cenas escritas originalmente para encerrarem os capítulos estão sendo usadas de formas diferentes, alterando totalmente o planejado pela autora Lícia Manzo. Ou seja: a Globo transformou sua novela das nove em uma colcha de retalhos.

A mutilação tem causado alguns efeitos na exibição do folhetim. No capítulo de 19 de janeiro, por exemplo, Um Lugar ao Sol terminou com uma cena aleatória em que Lara (Andréia Horta) dizia que ia ligar para a avó, Noca (Marieta Severo). Neste dia, o capítulo deveria encerrar com Lara pressionando Christian/Renato (Cauã Reymond), cena que foi ao ar somente no dia seguinte.

Retalhada, Um Lugar ao Sol chegará ao fim no dia 25 de março, e não mais no dia 11. Até o momento a novela estralada por Cauã Reymond acumula 22,3 pontos de média. É a pior audiência da história da faixa das 21h. Após a mutilação da trama, o ibope caiu mais ainda. Na semana passada, a produção teve 22,0 pontos de média semanal. O índice é quase um ponto a menos que nas duas semanas anteriores.