Por que Walcyr Carrasco é tão adorado na Globo? Saiba o motivo

Walcyr Carrasco traz audiência e faturamento para a Globo (Foto: Globo/Estevam Avellar)
Walcyr Carrasco traz audiência e faturamento para a Globo (Foto: Globo/Estevam Avellar)

Walcyr Carrasco é conhecido por ser um dos nomes mais requisitados da dramaturgia da Globo. Nos últimos anos, o autor chegou a ficar com uma novela no ar em todos os anos. Mas por que o novelista é tão procurado? Os motivos são vários.

E o Entretê foi atrás da resposta. Além de audiência, Carrasco também tem sido garantia de faturamento. O escritor é conhecido por sempre ser chamado pela Globo para ocupar alguma faixa às pressas. Foi assim com Eta Mundo Bom (2016), O Outro Lado do Paraíso (2017) e A Dona do Pedaço (2019).

Mas o novelista também tem feito a alegria do departamento comercial da Globo. Em sua última novela das nove, A Dona do Pedaço, ele bombou a área de vendas da emissora. O principal atrativo para merchandising foi a influenciadora Vivi Guedes.

Em um evento da Globo para o mercado em novembro, um diretor comercial da emissora comentou sobre o assunto ao conversar com Paolla Oliveira, intérprete da influencer na trama.

“Que legal, todo mundo adorou a Vivi Guedes. Aqui no comercial em especial, disse o executivo do canal.

Walcyr Carrasco traz alto faturamento

O projeto para faturar em cima de Vivi foi idealizado por Carrasco ainda na sinopse da novela. No documento que entregou à Globo antes da estreia do folhetim, ele detalhou um projeto Cross Mídia e com possibilidades de merchan.

Este projeto surgiu numa conversa minha com a Amora [Mautner, diretora artística de A Dona do Pedaço], e me parece muito bom. As duas garotas, Lu e Valentina [os nomes que seriam de Jô e Vivi, respectivamente], são influencers digitais na área de moda, portanto tem blogs, fazem fotos, vão a desfiles, etc. Podemos pensar num projeto específico para a internet, com o blog de moda de cada uma delas. Permite a inserção de ações de merchandising digitais”, detalhou o autor.

Temos que fazer já um apelo ao merchandising. As duas digital influencers, blogueiras de moda, usariam grifes como Louis Vuitton, Gucci, que não são anunciantes. Em Verdades Secretas o Merchandising compreendeu isso e permitiu o uso de grifes que são para um público muito pequeno. A vantagem é que outras grifes, mais populares, podem ser agregadas nas fotos, desfiles, etc, aí sim, em ações de Merchandising”, explicou ele.

“A exposição junto às marcas de grifes super respeitadas dá status a essas grifes, como foi o caso de uma marca de lingerie em Verdades Secretas que após uma ação com as garotas de programa/modelos usando a grife, vendeu todo seu estoque em todo país no fim de semana. Enfim, temos aí um case, onde a flexibilidade do merchandising resulta“, propôs o novelista.

E o projeto de Walcyr Carrasco foi um sucesso. A Globo conseguiu alta audiência e teve A Dona do Pedaço como uma de suas novelas mais lucrativas dos últimos anos. E o autor já tem projeto para furar a fila de novelas das 21h novamente.