Rafael Cardoso descobre grave problema de saúde e passa por cirurgia cardíaca

Rafael Cardoso teve que passar por cirurgia cardíaca após risco de morte (Foto: Reprodução/TV Globo)
Rafael Cardoso teve que passar por cirurgia cardíaca após risco de morte (Foto: Reprodução/TV Globo)

Rafael Cardoso, 35 anos, teve que passar por uma cirurgia de emergência nesta quinta-feira (03) após descobrir um problema de saúde grave. O ator, inclusive, passou a correr risco de morte por causa da doença.

Em seu perfil no Instagram, Rafael compartilhou com os seguidores uma foto no hospital. Ele, então, revelou que precisou passar por uma cirurgia cardíaca devido a piora de um problema de saúde.

“Amigos, passei hoje por uma cirurgia para implantar um desfibrilador cardíaco. Tenho uma miocardiopatia hipertrófica congênita, com a qual convivi até agora sem problemas”, contou o intérprete do Renzo de Salve-se Quem Puder.

“No último mês descobri que essa condição levou a uma fibrose no músculo cardíaco que me põe no grupo de risco de morte súbita. É isso que o desfibrilador evita”, explicou Rafael Cardoso.

“Agradeço ao Dr. Fabrício Braga, que me diagnosticou, e ao cirurgião Dr. Eduardo Saad e equipe, que hoje implantaram o desfibrilador, e à equipe do Hospital Copa Star pelo cuidado e carinho. A cirurgia foi rápida, estou me sentindo muito bem e amanhã mesmo já volto para casa, finalizou o ator.

Rafael Cardoso fala sobre “overdose” de aparições na Globo

Atualmente, Rafael está no ar em quatro novelas ao mesmo tempo na Globo. Ele aparece nas reprises de Tititi, A Vida da Gente e Império, além da inédita Salve-se Quem Puder. Recentemente, o ator falou sobre isso em entrevista ao jornal O Globo.

“Conforme eu ia trabalhando, ficava me perguntando: ‘Será que descanso a imagem?’. Mas eu gosto muito do que faço. Então, as oportunidades foram surgindo, e eu não quis perder. Entendi que eu tinha que aprender e me reinventar em pouco tempo. Sempre surgiram bons personagens, eu não tinha como negar. Eu nunca disse ‘não’”, confessou ele.

“Eu fui aprendendo ao longo do tempo a não ser assim. Fico bem tranquilo, pois fiz o melhor que pude em cada momento. Estive comprometido com os trabalhos. Lógico que hoje, com a maturidade, faria várias coisas diferentes. Naquele momento era o que eu podia fazer. Eu assisto e fico feliz. Não sofro, declarou.

Rafael Cardoso ainda afirmou que já está pronto para voltar ao trabalho. “Estou à disposição para trabalhar. A pandemia já me deu a oportunidade de passar bastante tempo com minha família. Foi um respiro, embora não tenha vindo de uma forma boa. Agora, o físico já está descansado”, disse ele.

Vitor Peccoli
Publicitário formado pela Faculdade Pitágoras e roteirista pela Casa Aguinaldo Silva de Artes. Atua no jornalismo de TV e famosos desde 2013.
Veja mais ›