Ratinho passa por crise no SBT e insiste em viver do passado

Ratinho não se renova e enfrenta crise no SBT (Foto: Reprodução/SBT)
Ratinho não se renova e enfrenta crise no SBT (Foto: Reprodução/SBT)

Ratinho sem dúvida vive uma das maiores crises de sua trajetória no SBT. Acomodado em uma mesmice, o apresentador insiste em viver de passado. Para piorar a situação, ainda se tornou uma espécie de “porta-voz” do governo de Jair Bolsonaro.

Carlos Massa, conhecido popularmente como Ratinho, se fixou na festejada vice-liderança – como sempre gostou de exaltar – no horário nobre do SBT há alguns anos. No entanto, viu seu ibope evaporar desde o ano passado, quando teve gravações afetadas pela pandemia.

Queda de audiência

Desde então, não conseguiu mais se restabelecer na posição que ocupava antes. A audiência já não vinha sendo mais como em outrora, com derrotas consecutivas para a Record. Em 2021, o cenário foi ainda pior nos índices de ibope. Mas o que explica isso?

Diante do cenário favorável dos últimos anos, Ratinho simplesmente se acomodou no que estava dando certo até então. É claro que não dá para negar a péssima fase de audiência que o SBT vive num todo.

Mas o que se vê é que faltou renovação no Programa do Ratinho nos últimos anos. E o preço da mesmice chegou. O telespectador cansado da falta de novidades decidiu zapear por outros canais e não voltou mais.

Ratinho e o lado político

Alia-se isso ao palanque político que se tornou a atração de Carlos Massa nos últimos tempos. Desde o ano passado, o apresentador tem feito discursos mais fervorosos em defesa de Bolsonaro.

Ratinho defendeu o presidente da República até mesmo em meio ao caos da pandemia. Em sua atração, entrevistou ministros do governo e o próprio Bolsonaro. Os índices de audiência, como já era de se imaginar, foi dos mais desastrosos.

Atualmente, o comunicador já vê o futuro de seu programa diário ameaçado. Há a possibilidade da atração passar a ser semanal a partir de 2022. O motivo é a drástica queda de audiência e a falta de reação do programa no ibope.

Vivendo do passado

Para tentar recuperar o público, Ratinho anunciou o retorno do famoso quadro do teste de DNA. É uma atração que vai para o lado do vale tudo por audiência com barraco entre os envolvidos. É uma insistência errada em querer viver do passado, com um quadro de “validade vencida”.

Se quiser esboçar uma reação no SBT, Ratinho precisará se mexer e trazer novidades ao público. A solução, é claro, não aparecerá em um simples passe de mágica, mas certamente não será com quadros batidos e discurso político que se conseguirá isso. Ou o apresentador se reinventa novamente, ou perderá espaço.