Rodrigo Faro se pronuncia após suposto racismo em programa na Record

Rodrigo Faro
Rodrigo Faro no comando do Hora do Faro; apresentador se pronunciou após suposto caso de racismo na atração (Foto: Antonio Chahestian/Record)

O apresentador Rodrigo Faro decidiu se pronunciar sobre o suposto caso de racismo no programa Hora do Faro, que ele comanda na Record. O episódio ocorreu na última dinâmica realizada com os participantes eliminados de A Fazenda 14.

Na ocasião, a equipe do dominical colocou o rosto do cantor André Marinho, que foi eliminado do reality show, em uma obra famosa que representa a escravidão no Brasil. A atitude foi extremamente criticada nas redes sociais, inclusive por Drika Marinho, esposa do ex-participante.

Rodrigo Faro faz pronunciamento na Record

Durante a edição deste domingo (20), Dia da Consciência Negra, Rodrigo Faro decidiu se pronunciar e pediu desculpas pelo ato. Ele falou sobre a obra e disse que não foi intenção da emissora, mas entende o erro.

“Somente depois de alertados a gente observou que, como sinalizado no site do MASP, as simbologias e leituras que revestem a representação dessa obra, elas são ambíguas. Nós entendemos o motivo real da atividade ter sido lida por algumas pessoas como um ato de conotação racista, mesmo não sendo essa a intenção da nossa equipe. Nós compreendemos as razões de todos que se sentiram ofendidos”, afirmou.

Faro diz que ele e a equipe lamentam e se desculpam pelo que chamou de “falta de bom senso”. “Aqui, todas as raças, todos os credos e gêneros sempre tiveram e terão lugar de fala“, disse o apresentador da Record.

Apresentador prosseguiu

Na sequência, ele falou sobre a importância das pessoas brancas aprenderem sobre questões sociais. “Enquanto nós não nos letrarmos racialmente, a gente vai continuar sendo fiéis reprodutores do racismo estrutural no nosso país”, continuou.

Então em meu nome e em nome da minha equipe, eu quero reiterar as desculpas pelo constrangimento importo ao André Marinho, à sua esposa Drika, aos seus filhos e a toda à comunidade preta brasileira”, afirmou Rodrigo Faro, que finalizou afirmando que vai se desculpar pessoalmente com André.

Cantor se posicionou

Em seu Instagram, Marinho se posicionou e compartilhou o vídeo de Faro. “Dia da consciência Negra, hoje é um dia de reflexão. Agradecemos a postura e o pedido de desculpas do apresentador e de toda sua equipe. Entendemos que não foi intencional”, afirmou o artista.

“Faro tem um carinho enorme pelo André inclusive faz parte do Canta Comigo que é um quadro dentro do seu programa @horadofaro. Mas é muito importante realmente expor ações e atitudes que nos ferem. Nesta posição de influenciadores, é nosso dever conscientizar sobre causas que muitas pessoas ainda não entendem e combater o racismo deve ser uma luta de todos”, encerrou.

Veja a publicação de André Marinho, que inclui a fala de Rodrigo Faro: