Saiba quais são os principais perigos de usar esmalte vencido

Esmaltes
Esmaltes (Foto: Freepik)

Se você gosta de pintar as unhas, é comum que surja dúvidas sobre usar ou não esmalte vencido. Descartar ou usar mais um pouco? A resposta vai depender muito dos sinais que seu esmalte está dando, como cor, cheiro e textura.

Quando o esmalte já passou muito da data de validade, sua qualidade fica comprometida. Dessa maneira, ele ficará grosso e craquelado, e o acabamento da esmaltação ficará ruim. O produto também pode comprometer a saúde das unhas, deixando-as quebradiças e amareladas.

Será que eu devo usar esmalte vencido?

Mas atenção: pessoas grávidas, crianças e pessoas com alergias devem evitar o uso do esmalte vencido, pois seu sistema de defesa é mais delicado. A qualquer reação que possa ocorrer pelo uso desse produto, jogue fora o esmalte.

Sobre os sinais que podem ser observados, além da data de validade, para saber se o esmalte ainda pode ser utilizado, um deles é a alteração de cor. Se começou a ficar esbranquiçado ou se de rosa mudou pra roxo, é hora de se livrar do produto. Confira mais sinais:

  • Cheiro incomum: outro sinal de que o esmalte vencido deve ser descartado é seu cheiro. Se você notar que está forte ou estranho, o seu uso não é aconselhável;
  • Textura diferente: se a textura do esmalte estiver anormal depois do vencimento, também é um sinal ruim. Se você notar que o esmalte está mais grosso e formando bolhas quando aplicado na unha, jogue fora;
  • Secagem demorada: quando a textura está diferente, isso irá interferir também na secagem do produto quando aplicado na unha. Se você notar que o esmalte está demorando muito para secar e formando uma camada mais grossa na unha, livre-se imediatamente.

Se gostou dessas dicas, vai querer saber dos ingredientes coreanos que te darão uma pele de vidro. Vitamina C, mucina de caracol, ácido glicólico, própolis, centella asiatica, extrato de chá verde, ceramidas e filtrado de fermento galactomyces são alguns deles.