Samara Felippo expõe mensagens racistas e desabafa

Samara Felippo voltou as redes sociais para desabafar sobre racismo. Na ocasião, a atriz mostrou mensagens racistas direcionadas as filhas Alícia e Lara. De forma direta, ela pediu para que as pessoas pensem antes de falar e sejam menos preconceituosas.

“Olhem essas frases, como batem em você? Não quero linchamento, apenas reflexão. Não adianta você simplesmente dizer que não é racista. É preciso pensar e agir. Imaginem quantas crianças pretas sofrem todos os dias, deixam de estudar, machucam seu coro cabeludo para alisarem os cabelos, se odeiam e crescem cheias de dores e traumas”, iniciou.

SELECIONAMOS PARA VOCÊ

Na sequência, ela relatou que uma das filhas optou em alisar os cabelos pela pressão estética. “Comecei meu trabalho como ativista nas redes sociais sem saber nada, comecei meio que num baque de ódio por minha filha querer alisar o cabelo aos 7 anos para se encaixar na turminha de amigas brancas da escola. Fui me desconstruindo a cada dia, a cada descoberta e uma delas foi o quanto cresci racista”, desabafou.

Caminho longo

Com o passar do tempo, Samara Felippo disse que procurou mostrar as filhas a forma que a sociedade é preconceituosa, e o valor da beleza de cada uma delas em meio ao ódio. Além disso, ela afirmou ter passado por um momento de reeducação ao lado das amadas.

“Nessa reeducação, fui procurando, estudando e aplicando em casa com minhas filhas. Mas você branco não precisa ser pai ou mãe de uma criança preta para começar a agir […] Acredito que existem muitas formas de combater o racismo, a 1º é nomear, RACISMO, ele existe e é um fato, a 2º é brancos reconhecerem seus PRIVILÉGIOS e a 3º para mim, dentro da minha história é a REPRESENTATIVIDADE positiva, não só para crianças pretas se reconhecerem e entenderem que seus cabelos, traços e raízes são sinônimos de beleza, mas para que crianças brancas cresçam com a normalização de corpos pretos ocupando espaços relevantes, de destaque por toda a sociedade”, falou.

Ao concluir, a artista que está longe das novelas inéditas, deixou uma reflexão aos fãs na luta contra o racismo. “Essas não são as primeiras e nem serão as últimas frases que lerei ou que elas terão que lidar. Fica aqui minha reflexão para você branco que me segue: como reconhece e o que faz numa situação racista? A escola de seus filhos tem uma educação antirracista? O que você acha que ainda reproduz mergulhado dentro da sua bolha branca? Acho que esse já é um excelente exercício para começarmos”, argumentou.

Confira:

O que você achou? Siga @siteentrete no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Rafael Carvalho
Formado em Jornalismo pela Faculdade das Américas (FAM), já apresentou programa de entretenimento relacionado ao mundo dos famosos e entrevistou artistas do meio.
Veja mais ›