Relembre os famosos que perderam seus filhos precocemente

Cissa Guimarães, Zeca Pagodinho e Christiane Torloni
Cissa Guimarães, Zeca Pagodinho e Christiane Torloni (Fotos: Reprodução)

Perder um filho certamente é uma das maiores dores na vida de um pai e de uma mãe, principalmente quando a morte acontece de maneira precoce. No mundo dos famosos, por exemplo, diversos artistas, infelizmente, precisaram lidar com esse tipo de situação.

Pensando nisso, o Entretê reuniu em uma lista, alguns casos de famosos que perderam seus filhos precocemente e que já comentaram em entrevistas sobre a dor e o sentimento de saudade que ficaram após a morte de seus filhos. Confira!

Christiane Torloni e Dennis Carvalho

Christiane Torloni e Dennis Carvalho foram casados de 1977 a 1980. Juntos, eles tiveram os gêmeos Leonardo Carvalho e Guilherme, que nasceram em 15 de maio de 1979. No entanto, uma fatalidade marcou a vida do ex-casal. Em 1991, quando já estavam separados, eles precisaram lidar com a perda de um dos filhos.

Guilherme acabou morrendo aos 12 anos de idade, após Christiane sofrer um acidente de carro. Na ocasião, a atriz e os gêmeos estavam em uma caminhonete quando, após uma manobra, o veículo despencou da garagem da residência, de ré, de uma altura de 4,5 metros. Ela e o outro filho, Leonardo, sofreram apenas ferimentos leves.

“O luto não passa nunca. Só vai diminuindo de potência, mas está sempre lá. É um convívio diário. Não existe ex-mãe ou ex-filho. Você conviver com isso é o grande desafio da vida. E principalmente não achar que isso foi um castigo. Isso me fez desapegar mais do Leo, porque temos que aprender que não somos donos de nada. Não temos controle sobre a vida e a morte.”, declarou Christiane durante participação no Conversa com Bial em 2019.

Christiane Torloni e Dennis Carvalho com filhos gêmeos
Christiane Torloni e Dennis Carvalho com filhos gêmeos (Fotos: Reprodução)

Gilberto Gil

Em 1990, o cantor Gilberto Gil perdeu seu filho, Pedro Gil, de apenas 19 anos. O rapaz era fruto do relacionamento que o artista teve com Sandra Gadelha e acabou morrendo após sofrer um grave acidente de carro. Em entrevista à revista Isto É, o famoso contou como lidou com a perda do filho:

“Ali foi um momento da coleira absoluta. Para que o meu ego não se despedaçasse eu tive que segurar… durante alguns dias. Até que Jorge Amado e Chico Buarque me levaram para a Europa uns vinte dias depois. E aí Jorge me levou para Nice, para o Carnaval. Fui com ele, Flora e depois o Chico me levou para uma pequena turnê pela Itália. Aquilo foi me ajudando, e eu fui retomando, reentrando na vida aos poucos. (…) E ficou aí a saudade dele…”, disse na época.

Gilberto Gil com o filho
Gilberto Gil com o filho (Foto: Reprodução)

Nizo Neto

Nizo Neto, filho de Chico Anyzio, também já perdeu um filho muito cedo. Em 2016, quando tinha 25 anos, Rian Brito morreu vítima de afogamento em uma praia no Rio de Janeiro.

Antes, o rapaz tinha ingerido o chá de ayahuasca, uma erva medicinal usada em rituais religiosos, mas que pode causar surtos psicológicos e alucinações. O rapaz que era músico, foi encontrado morto, depois de 9 dias desaparecido. 

“É a vida na contramão. A gente não está preparado, não era para ser assim. Recupera, mas a gente acha que não consegue”, disse Nizo em entrevista ao SuperPop em 2020.

Nizo Neto com filho
Nizo Neto com filho (Foto: Reprodução)

José de Abreu

Em 1992, José de Abreu sofreu com a morte do primogênito, Rodrigo. O rapaz tinha 21 anos quando caiu da janela de um prédio. Em sua biografia, o ator falou sobre a perda do filho.

“A vida normal é você enterrar um pai. Um pai enterrar um filho é a inversão da vida. Você não está preparado. Eu hesitei, não queria escrever, mas depois vi que tinha obrigação de fazer. Foi uma das últimas coisas que escrevi. É bom escrever, você se sente diferente. O sofrimento persiste, toda vez que lembro sofro. Mas reviver tudo, escolhendo as palavras, foi libertador”, declarou.

José de Abreu e o filho Rodrigo
José de Abreu e o filho Rodrigo (Fotos: Reprodução/Instagram)

Cissa Guimarães

Rafael Mascarenhas, filho de Cissa Guimarães, morreu em 2010, quando tinha apenas 18 anos. O rapaz faleceu após ser atropelado em túnel interditado no Rio de Janeiro. Durante participação recente no ‘Faustão na Band’, a famosa comentou sobre a perda precoce do filho.

“Eu não perdi nada, só ganhei no tempo que me foi dado. Deus me deu 18 anos do maior amor do mundo. Eu não perdi. Perdi o contato físico: ele podia estar aqui hoje, tocando a guitarra dele. Mas ele está. Ele está”, disse ela, apontando o dedo para o telão com foto de Rafael. “Ele está aqui”, repetiu Cissa, visivelmente emocionada.

Cissa Guimarães e o filho, Rafael Mascarenhas, que morreu atropelado (Foto: Reprodução/Instagram)
Cissa Guimarães e o filho, Rafael Mascarenhas, que morreu atropelado (Foto: Reprodução/Instagram)

Wanderléa

Outra famosa que perdeu o filho muito cedo foi Wanderléa. Leonardo tinha apenas 2 anos quando andava de triciclo e acabou caindo na piscina. O menino chegou a ser socorrido, mas não resistiu e morreu vítima do afogamento. A tragédia aconteceu em 1984.

Em sua biografia, a cantora comentou que nunca teve tempo de viver profundamente seus lutos por conta da carreira. “Normalmente, você tem um tempo para destilar tudo, e eu não tive”, declarou ela.

Zeca Pagodinho

Em 2015, Elias Gabriel, filho mais velho do cantor Zeca Pagodinho, acabou morrendo aos 28 anos, após sofrer complicações pneumológicas. Na época, o artista comentou sobre a dor de perder um filho tão jovem.

“Entendo a necessidade de uma declaração minha sobre este momento, mas na verdade não tenho o que falar a não ser que Gabriel era um filho querido e uma pessoa adorada. Não só pela família, mas também pelos amigos. Nos deixou muito cedo. Que Deus o ilumine”, disse Zeca.

Zeca Pagodinho e o filho Elias Gabriel
Zeca Pagodinho e o filho Elias Gabriel (Fotos: Reprodução)

Eyshila

A cantora gospel Eyshila também já sofreu com a morte de um filho. Matheus Oliveira tinha apenas 17 anos quando teve meningite viral. O jovem chegou a ficar internado por oito dias, mas acabou não resistindo.

“Sei que o coração de todo mundo aqui está doendo, mas também sei que as orações de todos estão sendo ouvidas, que nosso clamor está subindo. O Senhor me deu, o Senhor tomou, louvado seja o nome do Senhor” disse a cantora ao sepultar o filho em 2016.

Eyshila com o filho
Eyshila com o filho (Foto: Reprodução/Instagram)

Walkyria Santos

Em 2021, a cantora Walkyria Santos perdeu o filho Lucas Santos, de apenas 16 anos. O menino tirou a própria vida após receber comentários negativos em um vídeo postado no TikTok. Na época, a artista publicou um texto lamentando a morte do filho e fez um alerta:

“Hoje eu perdi meu filho, mas preciso deixar esse sinal de alerta aqui. Tenham cuidado com o que vocês falam, com o que vocês comentam. Vocês podem acabar com a vida de alguém. Hoje sou eu e a minha família quem chora. Eu te amo pra sempre meu filho Lucas Santos, eu te amo”, declarou.

Walkyria e Lucas Santos (Reprodução)
Walkyria e Lucas Santos (Reprodução)