Silvio de Abreu revela por que saiu da Globo e expõe insatisfação

Silvio de Abreu durante entrevista ao programa Ofício em Cena, na GloboNews (Foto: João Cotta/TV Globo)
Silvio de Abreu durante entrevista ao programa Ofício em Cena, na GloboNews (Foto: João Cotta/TV Globo)

Silvio de Abreu, ex-chefão da dramaturgia da Globo, abriu o jogo e revelou o motivo de sua saída da emissora. O novelista entregou que ficou insatisfeito com a nova estrutura de trabalho e pediu para sair.

Em entrevista ao Programa de Todos os Programas, apresentado por Flávio Ricco e Dani Bavoso no R7, Abreu relatou como aconteceu a decisão de sair. Ele explicou que a mudança na estrutura da Globo foi determinante para sua saída.

O autor contou que tinha uma verba para produzir as novelas e séries e determinava as produções de acordo com critérios artísticos. No entanto, com a mudança interna na emissora, essa decisão passou a ficar nas mãos do departamento de programação. Isso desagradou o então número um da dramaturgia do canal.

“Mudou todo o quadro de funcionamento da empresa, e também a distribuição de valores. Eu tinha uma verba para fazer as novelas, séries. O que determinava as produções era o critério artístico, mas isso passou a ficar na mão da programação”, relatou Abreu.

Insatisfação na Globo

“O setor de programação passou a decidir o que a parte artística deveria fazer. Eu fui contra isso. Eu quero fazer o que é melhor para a empresa e, por isso, pedi para sair. A estrutura mudou, e eu teria que adaptar a minha forma de trabalhar”, afirmou.

Silvio de Abreu demonstrou insatisfação com o novo modelo de gestão da Globo. O novelista disse que teria que seguir ordens e que optou por sair de uma vez para não criar atritos internos.

“Eu teria que fazer o que mandassem, e não o que eu queria. Preferi não criar atritos”, disparou.

Autor de novelas marcantes como Guerra dos Sexos (1983), Rainha da Sucata (1990), A Próxima Vítima (1995), Belíssima (2005), entre outras, Abreu afirmou ter sido feliz nos 43 anos em que ficou na Globo. “Não tenho queixas. Saí quando quis, assim como entrei quando quis, destacou.

Silvio de Abreu foi diretor de dramaturgia da Globo entre 2014 e 2020, quando decidiu sair. O atual chefe do setor na emissora atualmente é José Luiz Villamarim.

Silvio de Abreu na HBO

Após a saída da Globo, o novelista foi contratado pela HBO Max. Ele ficou responsável por implantar as chamadas “teleséries”. A primeira obra será Segundas Intenções, que deverá ser gravada em 2023 e terá ex-globais no elenco.

“Temos a Camila Pitanga confirmada. O Antonio Fagundes está apalavrado. Ele se interessou pelo personagem, elogiou muito. Elenco é bom, os personagens são muito fortes”, contou.