Tony Ramos se lamenta após morte de Gilberto Braga: “Triste”

Tony Ramos lamentou a morte de Gilberto Braga (Foto: Reprodução/TV Globo)
Tony Ramos lamentou a morte de Gilberto Braga (Foto: Reprodução/TV Globo)

Tony Ramos mostrou sua tristeza com a morte de Gilberto Braga (1945-2021) nesta terça-feira (26). Em entrevista à Globo News, o ator lamentou a perda do autor de novelas.

Figurinha carimbada em obituários de colegas na TV nos últimos tempos, Tony participou do Jornal das Dez da Globo News para falar sobre o novelista. Ele ficou sabendo da notícia por telefone, quando a equipe do canal de notícias entrou em contato para pedir entrevista.

O ator, que participou de algumas obras de Gilberto, lamentou a perda. “Acabo de saber dessa triste notícia. Eu fui informado agora. Eu fiz a adaptação de Primo Basílio, de Eça do Queiróz. É uma notícia que você não quer ouvir. Eu não sabia que ele tinha sido internado. Tudo muito triste!, disse.

Tony analisou a carreira de sucesso do escritor e fez uma análise. Ele disse que o autor, responsável por retratar a elite em suas novelas, sempre foi refinado.

“Gilberto sempre foi um autor refinado, culto que ele era. Ele conseguia espiar essa vida com requinte, nas classes mais abastadas. Ele fazia um recorte disso com muita crítica comportamental – não era só mostrar os desfiles. Os tipos populares se misturavam a isso. Ele tinha essa característica, uma fina ironia”, declarou.

Fico buscando adjetivos para tentar dar ao público, alguma coisa a mais do que a obra dele já fala. ‘Vale Tudo’ é uma das mais belas novelas que já vi em toda minha vida”, afirmou Tony.

“Essas coisas vão te impactando e aos poucos você vai colocando no lugar. Ele era um homem que recebia muito bem. Quantas conversas inteligentes, quantos papos… isso só o tempo e a emoção vão conseguir colocar no lugar, completou o veterano.

A morte de Gilberto Braga

Consagrado autor de novelas, Gilberto Braga faleceu na noite desta terça-feira (26), aos 75 anos, no Rio de Janeiro. A causa da morte foram complicações causadas por uma infecção sistêmica. O novelista era casado com Edgar Moura Brasil, decorador e seu companheiro por quase 50 anos.

Gilberto Braga no lançamento de Babilônia, sua última novela (Foto: Fábio Rocha/TV Globo)
Gilberto Braga no lançamento de Babilônia, sua última novela (Foto: Fábio Rocha/TV Globo)

Gilberto estreou como autor de novelas em Corrida do Ouro (1974) e foi responsável pela primeira adaptação de Escrava Isaura (1976). Escreveu novelas de sucesso que marcaram época como Dancin’ Days (1978), Vale Tudo (1988) e Celebridade (2003).

Além disso, assinou minisséries como Anos Dourados (1986) e Anos Rebeldes (1992). Seu último trabalho na Globo foi a novela das nove Babilônia, em 2015.

Além de Primo Basílio, Tony Ramos esteve no elenco de Paraíso Tropical. A trama das 21h escrita por Gilberto Braga, exibida em 2007, atualmente está em reprise no canal Viva, na TV paga.