TV Globinho vai voltar ao ar na Globo? Saiba por que é impossível

Nas últimas semanas, passou-se a especular uma suposta volta da TV Globinho após ser anunciado que o Encontro com Fátima Bernardes deve acabar. Mas a chance do programa infantil retornar à programação da Globo é nula. Não existe.

Fátima Bernardes de fato vai sair da emissora carioca e as chances do Encontro deixar de existir são grandes. Mas em nenhum momento se levantou a possibilidade de um retorno da TV Globinho à programação. Isso está completamente fora de cogitação.

SELECIONAMOS PARA VOCÊ

Fãs mais nostálgicos do programa infantil alimentam a ideia de uma volta, que não acontecerá. A expectativa de um retorno aumentou ainda mais depois que uma página nas redes sociais publicou uma informação falsa.

Por que a TV Globinho não vai voltar?

Entretê detalha os motivos pelos quais a TV Globinho não voltará nunca mais à grade da Globo. A decisão envolveu questões financeiras, audiência e até mesmo um novo direcionamento da programação.

De acordo com a resolução Nº 163 do Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente), de 13 de março de 2014, a publicidade infantil é proibida em todos os meios de comunicação. A lei que veta publicidade infantil vale para canais de TV aberta e TV paga, internet, games, pontos de venda, escolas, espaços públicos, entre outros.

Com isso, fica inviável manter programas como a TV Globinho, por exemplo. Atrações infantis não são mais rentáveis como em outros tempos. Até mesmo o SBT, conhecido por sua programação infantil, tem reduzido cada vez mais a presença desse segmento na programação.

Outro fator é a audiência. A TV Globinho em si colecionou derrotas para o canal de Silvio Santos enquanto esteve no ar. Até mesmo por isso deixou a grade da Globo. Atualmente, o problema é ainda maior, diante da concorrência de streamings e de conteúdos infantis no Youtube.

O SBT mesmo tem sofrido com os novos players, tanto que a audiência de programas infantis como o Bom Dia e Cia, por exemplo, tem sido pífia.

Decisão da Globo

Até mesmo por causa desse novo cenário, a Globo mudou seu direcionamento de programação. Enlatados tem tido cada vez menos espaço na grade da emissora. A prioridade são programas ao vivo, principalmente os jornalísticos.

A programação ao vivo possibilita à Globo alcançar maiores índices de audiência e faturamento. O Encontro, por exemplo, é um programa líder de ibope e fatura alto com patrocinadores e ações de merchandising. A realidade é que a TV Globinho ficou no passado. Um passado que não voltará mais.

O que você achou? Siga @siteentrete no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Vitor Peccoli
Publicitário, roteirista formado pela Casa Aguinaldo Silva de Artes. Escreve sobre TV e famosos desde 2013 | Contato: redacao@spinoff.com.br
Veja mais ›