Veja 6 galãs que já falaram sobre sexualidade

Leonardo Vieira, Reynaldo Gianecchini e Ícaro Silva (Reprodução)
Leonardo Vieira, Reynaldo Gianecchini e Ícaro Silva (Reprodução)

Nos últimos anos a diversidade tem ganhado cada vez mais espaço no meio do entretenimento e feito com que muitos artistas se sintam mais confortáveis em revelarem a sexualidade. Foi o que aconteceu no último domingo (11), com o ator Carmo Dalla Vecchia, durante sua participação na Super Dança dos Famosos (TV Globo).

Mesmo com diversos boatos e especulações envolvendo sua vida pessoal, o artista nunca havia falado publicamente sobre sua sexualidade. Há 13 anos em um relacionamento com o autor de novelas João Emanuel Carneiro, com quem tem um filho, o famoso fez uma declaração ao vivo do seu amor e carinho pela família.

“É uma música que fala basicamente sobre sororidade, empatia, família e eu, pessoalmente, agora, gostaria de fazer uma homenagem muito grande à minha família e declarar o meu amor ao meu filho Pedro e ao meu marido João.”

“Gostaria muito de declarar meu amor aos dois. Acho muito importante esse posicionamento para que outras pessoas também possam ver isso e se sentir iguais. Sou um cara extremamente feliz, extremamente realizado, com uma profissão que amo, com amigos, com uma família que me aceita exatamente do jeito que sou”, completou.

Na última semana algo parecido aconteceu, mas desta vez com alguém mais aberto quanto a sexualidade. Foi o caso de Tiago Abravanel, que enquanto fazia sua performance no Super Dança dos Famosos, falou orgulhosamente sobre ser uma pessoa LGBTQ+.

Carmo Dalla Vecchia e João Emanuel Carneiro (Reprodução/ TV Globo)
Carmo Dalla Vecchia e João Emanuel Carneiro (Reprodução/ TV Globo)

Carmo é um exemplo clássico do que acontece nos bastidores do entretenimento brasileiros. Por medo de como o público possa reagir à sua sexualidade, preferem se manter mais discretos quanto a intimidade. No entanto, nos últimos anos tem sido diferente, gerando uma força coletiva e tornando o assunto mais tranquilo para cada um.

Vendo os avanços nos debates, fizemos uma lista para relembrar quem são os galãs brasileiros que tiveram coragem de dar um ponta-pé no armário e decidiram falar livremente sobre quem são e o que querem ver nos próximos anos.

Leonardo Vieira

Leonardo Vieira
Leonardo Vieira (Foto: Reprodução/Instagram)

Apesar de ter sido forçado a falar sobre sua sexualidade em 2017, após ser fotografado com outro homem por um paparazzo, Leonardo faz parte do grupo de atores que vive de forma tranquila em expor sua intimidade com os fãs. Atualmente o famoso mora em Portugal ao lado do marido Leandro Fonseca, com quem mantém uma relação de mais de 13 anos.

Recentemente o artista deu uma entrevista para Patrícia Kogut, do jornal O Globo, e afirmou ter sofrido duras consequências ao falar sobre sua homossexualidade. Segundo Leonardo, ele foi ameaçado de morte e até mesmo sente falta de oportunidades de trabalho.

“Fui arrancado do armário contra a minha vontade e depois disso a minha vida virou de cabeça para baixo. Passei a sofrer ameaças de morte e desde então nunca mais fui chamado para um trabalho.”, comentou Leonardo.

Reynaldo Gianecchini

Reynaldo Gianecchini (Foto: Reprodução/Instagram)
Reynaldo Gianecchini (Foto: Reprodução/Instagram)

Gianecchini resolveu falar pela primeira vez sobre sua sexualidade em 2020. O artista, que já foi alvo de muitos boatos nas colunas de fofoca dos anos 2000, preferiu não usar nenhum termo específico, mas garantiu que se atrai por diferentes gêneros.

“Não tenho medo de olhar além. Eu não me encaixo em nenhuma definição”, disse ele em entrevista à Agência Efe. “Dizem que sou gay, mas não me considero assim. Eu me considero tudo ao mesmo tempo. Se existir uma palavra para mim, então é ‘pan’ [pansexual], porque ‘pan’ é tudo”, completou.

Hugo Bonemer

Hugo Bonemer (Reprodução/Instagram)
Hugo Bonemer (Reprodução/Instagram)

Também conhecido como sobrinho de William Bonner, Hugo tem se tornando um dos artistas da atualidade ao falar nas redes sociais sobre assuntos que envolvam a diversidade. Desde 2018 o ator tem abordado em entrevistas, com muito orgulho, sobre ser um homem gay.

Pedro Alves

Pedro Alves interpretou Guga em Malhação (Reprodução)
Pedro Alves interpretou Guga em Malhação (Reprodução)

O ator, que foi um dos protagonistas da última temporada de Malhação, não esperou muito tempo para abrir o jogo sobre sua sexualidade. Pouco antes de iniciar os trabalhos na novelinha da TV Globo, ele falou sobre ser bissexual. Tratando o assunto com naturalidade, ele disse: “Eu já namorei menina, já namorei menino, não é um problema para mim falar sobre isso”, declarou o rapaz, que na trama interpretou Guga, jovem que descobre ser gay e se envolve com outro garoto.

Ícaro Silva

O ator Ícaro Silva (Imagem: Reprodução/Instagram)

O ator paulistano tem falado sobre sua sexualidade de forma aberta desde 2020. A primeira vez que tocou no assunto foi durante uma entrevista para o programa Conversa com Bial (TV Globo), onde ao lado de Jesuíta Barbosa, conversou abertamente sobre suas vivências.

No último ano, durante uma live com Hugo Bonemer, o ator fez um longo desabafo sobre como algumas pessoas hipersexualizam os corpos de homens negros e também como sofre com o racismo dentro da própria comunidade LGBTQ+.

“Eu, como menino veado e preto, menino bicha e preta, vou falar para vocês, meninos bichas brancas: parem de hipersexualizar os nossos corpos. Parem de achar que a gente é ‘o negão’ que vai satisfazer os seus desejos. Olhem para a nossa afetividade”, disse.

“Quando cheguei no movimento gay, pensei ‘aqui vou ser acolhido’. Não. Existe uma misoginia e o racismo dentro da causa gay, do homem homossexual, especificamente desse recorte do homem gay e branco. Isso é muito complicado. Se a gente não olha para a afetividade das pessoas, a gente não consegue transformar elas em pessoas”, afirmou ele.

Igor Cosso

Ator Igor Cosso (Reprodução/Instagram)
Ator Igor Cosso (Reprodução/Instagram)

Atualmente no ar na novela Salve-se Quem Puder, Igor revelou ser gay em 2020 durante as comemorações do Dia Mundial do Orgulho LGBTQIA+. Apesar de sofrer críticas no primeiro momento, logo o bonitão foi acolhido e parabenizado pela coragem de expor todo o seu amor pelo namorado, o professor de dança Heron Leal, que, inclusive, é um dos coreógrafos do Super Dança dos Famosos.

 

Surenã Dias
Formado em jornalismo pela UNIME Salvador, possui passagem por rádio, jornal e trabalha com público de internet desde 2016. Atualmente tem focado em projetos de audiovisual, cultura pop e celebridades.
Veja mais ›