Viih Tube é acusada de propaganda falsa com “joguinho da sorte”

(Foto: Reprodução/Instagram)

Não é de hoje que os influenciadores digitais fazem propagandas de produtos e serviços diversos em suas redes sociais. As conhecidas ‘publis’ são uma das principais formas de ganhos financeiros desses profissionais. Mas um detalhe numa “publi” feita pela ex-BBB Viih Tube chamou a atenção de internautas.

Vitória, conhecida pelo nome artístico Viih Tube, que nasceu na época da carreira de YouTuber dela, tem hoje mais “milhões de seguidores” do que “anos de idade”. Aos 22, ela acumula, só em seu Instagram, 23.5 milhões de internautas que acompanham seu trabalho de perto.

A conexão com tantos milhões de pessoas faz com que ela seja uma das principais “influenciadoras digitais” do Brasil, sendo, portanto, muito cotada para publicidades em postagens e stories.

Mas, recentemente, uma propaganda feita por Viih Tube teve um detalhe revelado que intrigou a web. Num vídeo publicado na função stories de seu Instagram, a influenciadora divulga uma espécie de “jogo” de apostas que promete gerar ganhos financeiros de forma rápida e surpreendente.

Segurando um telefone que mostra o tal aplicativo, Viih Tube filma as ações realizadas e ganhos em tempo real, e narra seus “movimentos” dentro do jogo, explicando aos seus seguidores como funciona.

“Ganhei já, tá vendo? E agora eu vou apostar R$ 50 porque eu não tô besta… Vamos ver. Mas eu acho que eu vou parar antes pra não perder dinheiro, gente. Eu não quero perder. Olha isso! Gente, eu tô arrasando! […] Ai, que tudo! E eu parei antes só pra não perder dinheiro.”, diz Viih Tube durante o vídeo publicado. Veja o trecho:

Deslize revela suposta falsidade

O que chamou a atenção dos internautas foi um detalhe no final do vídeo da publicidade. Note que, antes de encerrar, a tela do telefone que Viih Tube segura mostra a logo de um aplicativo chamado “CapCut”.

“CapCut” é uma ferramenta de edição de vídeos para smartphones e tablets. Por ser gratuita, ela insere sua logomarca no fim dos conteúdos editados nela, no intuito de obter mais usuários – semelhante ao que acontece num vídeo baixado do ‘TikTok’.

Esse fato, então, revelou algo grave na propaganda realizada por Viih Tube: além de ser um suposto jogo de azar, a ‘publi’ pode ser considerada enganosa, porque, pela análise, a ex-BBB estaria simulando o uso do serviço divulgado, fingindo estar tocando na tela e fazendo as aplicações, enquanto o telefone reproduzia um vídeo com as movimentações do “jogo”, previamente gravadas e editadas no “CapCut”.

(Foto: Reprodução/Instagram)

Foi sob esse ponto de vista que internautas se surpreenderam com a divulgação feita por Viih Tube. Alguns, inclusive, se sentiram ludibriados mesmo sem consumir o suposto serviço. “E tem gente que acredita, eu fui uma que acreditei e perdi meu dinheirinho que já num tenho”, revelou uma internauta.

Essa não é a primeira vez que o caso vem a tona. Em Janeiro de 2022, essa “publi” foi flagrada pela primeira vez pela web e se tornou polêmica. Agora, esse mesmo vídeo veio a tona novamente.

E além dessa, Viih Tube já fez divulgações de aplicativos e serviços semelhantes em outros momentos, usando outras imagens, incluindo empresas com taxas altíssimas de denúncias no site ‘Reclame Aqui’.