WhatsApp e Instagram fora do ar? Entenda o que está acontecendo

Na tarde desta segunda-feira (4), WhatsApp, Instagram e Facebook começaram a sofrer problemas de instabilidade, chegando até mesmo a ficarem fora do ar por um longo período. Vale lembrar que, todas essas redes sociais pertencem ao grupo administrado por Mark Zuckerberg. Mas afinal, o que está acontecendo?

Segundo informações da plataforma Downdetector, que monitora o funcionamento de sites e aplicativos, o problema teve início às 12h20 de hoje e continua afetando os usuários que tentam utilizar essas redes sociais. Até o momento, são mais de 40 mil reclamações.

Entenda o problema:

Após tentar acessar os aplicativos citados acima, o problema acusado é o 5xx Server Error, que indica “erro no servidor”. Esse tipo erro pode ocorrer por diferentes motivos:

  • 500: quando ocorre um problema interno, por conta do mau funcionamento de um script ou falha de um processo;
  • 501: quando requisitos de acesso não são atendidos pelo servidor;
  • 502: gateway inválido ou resposta inválida do servidor;
  • 503: sistema temporariamente indisponível, sobrecarregado ou com defeito.

O 503 é o erro mais comum e geralmente não há nada que possa ser feito, a não ser esperar. Por mais que você tente atualizar os aplicativos ou reiniciar o celular, nada irá adiantar. Nem ao menos tentar reconectar o roteador.

No Twitter, o WhatsApp se pronunciou sobre o problema:

“Estamos cientes de que algumas pessoas estão enfrentando problemas com o WhatsApp no momento. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal e enviaremos uma atualização assim que possível”, comunicou.

Após a queda das redes sociais, diversos internautas rapidamente começaram a relatar os problemas de instabilidade do WhatsApp, Instagram e Facebook.

Confira algumas reações:

O que você achou? Siga @siteentrete no Instagram para ver as últimas notícias dos famosos e deixe seu comentário clicando aqui.

MAIS LIDAS

Henrique Souza
Mineiro, 26 anos, Graduado em Comunicação Social, Redator e Social Media.
Veja mais ›