ESPECIAL: Descubra curiosidades incríveis nos 80 anos de Batman

(Imagem: Reprodução/DC)

Semana passada se completaram 80 anos desde a primeira vez que o lendário Homem-Morcego havia aparecido pela primeira vez nos quadrinhos da DC Comics. O super-herói também é conhecido pelos nomes de “O Cruzado de Capa” (The Caped Crusader), “O Cavaleiro das Trevas” (The Dark Knight) e “O Maior Detetive do Mundo” (The World´s Greatest Detective). Nesta matéria especial, traremos algumas das principais curiosidades sobre um dos super-heróis mais adorados do mundo e também relembrar alguns dos mais notórios trabalhos visuais sobre o mesmo e os seus principais intérpretes nas telinhas.

Identidade Secreta

Poster decorativo do super-herói (Imagem: Reprodução/DC Comics)

Bruce Wayne é um bilionário americano, playboy, magnata de negócios, filantropo e dono da corporação Wayne Enterprises. Após testemunhar o assassinato de seus pais durante a infância, Wayne jurou vingança contra os criminosos, um juramento aliado a um sentimento de justiça. Wayne treinou a si mesmo, tanto fisicamente quanto intelectualmente, e sob o seu alter-ego inspirado no morcego, atua na fictícia cidade de Gotham City combatendo o crime e a injustiça.

Principais aliados

Robin é o principal aliado do herói (Imagem: Reprodução/DC Comics)
  • Alfred Pennyworth é o mordomo de Bruce e o mais importante aliado de Batman, servindo às vezes como uma espécie de Batman do Batman.
  • Robin é o principal parceiro do Batman no combate ao crime. John Blake (seu nome de batismo) é um investigador que sempre soube da identidade do Batman e se tornou o Robin após a morte forjada do primeiro citado na série The Dark Knight.
  • Comissário Gordon é o maior aliado de Batman no combate ao crime em Gotham, acionando sempre o Bat-sinal quando é necessário.
  • Barbara Gordon filha do Comissário Gordon e criadora e primeira original Batgirl.

Principais vilões

Coringa é o arqui-inimigo do herói. Na foto, Heath Ledger interpreta o perigoso vilão no filme The Dark Knight (2008) (Imagem: Reprodução/DC/Warner)
  • Coringa o palhaço do crime, assassino e psicótico. Considerado o pior inimigo do Batman.
  • Selina Kyle, a Mulher-Gato. Sensual e ladra com fixação por felinos.
  • Charada, o ex-promotor Harvey Dent, hoje conhecido como Duas-Caras.
  • Hera Venenosa (Dra. Pamela Lilian Isley)
  • Ra‘s Al Ghul
  • Homem-Coruja a versão maléfica de si mesmo que é nada mais que seu irmão biológico Thomas Wayne Jr.

Na TV e no Cinema

Adam West e Burt Ward interpretaram Batman e Robin na série homônima de 1966 à 1968.

Entre 1966 e 1968 foi exibida a icônica série Batman também conhecida por Batman & Robin, protagonizada por Adam West e Burt Ward. A série foi um sucesso pelos bordões de Robin que sempre iniciava suas expressões por “Santo (ou Santa alguma coisa) coisa!” e notavelmente pelo uso de onomatopeias como “SOC!” e “POW!”

Christian Bale interpretou o herói nos cinemas entre 2005 e 2012.
Ben Affleck interpretou o Batman recentemente em Batman vs. Superman: Dawn of Justice (2016) e em Justice League (2017)
George Clooney interpretou o herói em Batman & Robin (1997)

Este mesmo seriado gerou o filme homônimo de mesmo nome. E a partir de 1989, vários filmes do super-herói foram produzidos começando por Batman (1989) e Batman Returns (1992), ambos dirigidos por Tim Burton e trazendo Michael Keaton em seu papel principal.

Em 1995, surge Batman Forever e Batman & Robin em 1997, ambos dirigidos por Joel Schumacher. Batman Forever teve Val Kilmer em seu papel principal, já Batman & Robin foi estrelado por George Clooney. Em 2005, se dá início à trilogia dirigida por Christopher Nolan e que trazia Christian Bale no papel do Homem-Morcego, sendo elas Batman Begins (2005), The Dark Knight (2008) The Dark Night Rises (2012). Recentemente, o herói foi interpretado por Ben Affleck em Batman vs. Superman: Dawn Of Justice (2016).