Espólio do autor de Sherlock Holmes toma decisão DRÁSTICA contra Netflix

Millie Bobby Brown é Enola Holmes (Imagem: Divulgação/ Netflix)

A Netflix se viu diante uma situação polêmica ao receber um processo dos representantes do espólio de Arthur Conan Doyle – autor das histórias de Sherlock Holmes. A razão do processo foi o fato do serviço de streaming produzir um filme a respeito de Enola Holmes, irmã do detetive inglês. 

Inspirada no livro Os Mistérios de Enola Holmes, escrito por Nancy Springer. A produção é estrelada por Millie Bobby Brown, que se tornou famosa por interpretar a Eleven, em Stranger Things, no qual ela interpreta Enola, uma menina de quatorze anos de idade, irmã do famoso detetive.

Com previsão de estreia para ainda este ano, o filme também traz Henry Cavill na pele do próprio Sherlock. Os representantes do espólio do autor processaram a Netflix alegando violação de direitos autorais e marcas registradas por Doyle. “Depois das histórias de domínio público e antes das com direitos autorais, aconteceu a 1ª Guerra Mundial. Nela, Doyle perdeu seu filho e seu irmão. Quando ele volta a Holmes, nas histórias com direitos autorais de 1923 a 1927, já não era suficiente que o personagem fosse só brilhantemente racional e com uma mente analítica. Holmes precisava ser humano. O personagem precisou de um desenvolvimento humano de conexão e empatia”, argumentou os porta-vozes do espólio de Doyle.

Não é a primeira vez que os representantes do autor (morto em 1930) iniciam batalhas judiciais do tipo, em 2014 já haviam perdido disputas semelhantes nos Estados Unidos. Entre os argumentos dos representantes do autor, está de que a Netflix de alguma forma desrespeita traços “importantes” do personagem, além de tentarem diferenciar aquilo que é de domínio público e o que não, usando obras escritas entre 1923 e 1927, que ainda não estão em domínio público. 

Os Mistérios de Enola Holmes conta com a Direção de Harry Bradbeer (Fleabag, Killing Eve) e escrito por Jack Thorne, o mesmo de Extraordinário e O Jardim Secreto. Henry Cavill, Sam Claflin, Helena Bonham Carter, Fiona Shaw, Adeel Akhtar, Frances de la Tour, Susan Wokoma, Louis Partridge e Burn Gorman completam o elenco.