Estado Zero: Elenco fala sobre as histórias por trás da série

Estado Zero (Stateless) (Imagem: Divulgação/ Netflix)

Foi lançada na quarta-feira, 8, na Netflix, Estado Zero (Stateless), minissérie australiana de drama. Baseada em eventos reais, a produção gira acompanha quatro estranhos em um centro de detenção de imigração no deserto da Austrália. Cocriada por Cate Blanchett (Blue Jasmine), que também estrela, a trama mostra como essas pessoas tem suas vidas entrelaçadas de uma forma inesperada e emocionante.

Além da vencedora do Oscar, a minissérie ainda conta com  Yvonne Strahovski (Dexter), Jai Courtney (Esquadrão Suicida) e Fayssal Bazzi (The Merger), trio que conversou recentemente com a Variety sobre a produção. Na entrevista, os atores falaram sobre as histórias por trás do programa, que se inspirou em dramas reais. Muitos atores de apoio eram os próprios imigrantes, sendo que alguns deles estavam alojados em um centro de detenção não muito longe de onde a série foi filmada.

Strahovski, que na trama interpreta Sofie Werner, contou que a experiência de ouvir as histórias deles foi “comovente e de abrir os olhos”. “Normalmente, em um set, você teria um diretor assistente dirigindo o plano de fundo. Mas nossos artistas de fundo estavam tão interessados ​​nas cenas porque essa era uma representação do que realmente aconteceu com algumas dessas pessoas”, a atriz contou.

Bazzi acrescentou: “Não havia uma cena terminada em um centro de detenção onde um artista de segundo plano não me procurou e disse: ‘Foi o que aconteceu comigo. Eu experimentei isso. Eu vi isso'”. O ator australiano, de origem libanesa, interpreta Ameer, um refugiado afegão. Ele ainda contou que aproveitou as suas próprias experiências de imigração do Líbano para a Austrália quando era muito pequeno. “Não éramos refugiados, mas coloquei muito do meu pai em Ameer, porque quando nos mudamos para cá não tínhamos nada. E eu assisti esse tipo humano incrível de se reconstruir e minha mãe reconstruir nossa família do zero. Nos primeiros anos no país, todos compartilhamos a mesma cama”, recordou.

Ambientada no início dos anos 2000, a minissérie mostra violentos encontros entre policiais e detidos. “A coisa mais simples, ter sua documentação, você sabe, não em ordem, pode significar um futuro totalmente diferente”, disse Courtney, que interpreta o pai de família Cam Sandford. “Não há como sair dessa experiência falando sobre como ela é bem operada, como são fantásticas as condições, como as memórias são boas”.

Desenvolvida por Cate Blanchett, Tony Ayres e Elise McCredie, a trama segue uma aeromoça que foge de um culto, um pai de família australiano que abandona o emprego, um refugiado afegão e um burocrata envolvido em um escândalo nacional. A história mostra como essas quatro vidas se cruzam e criam uma conexão emocionante e improvável num centro de detenção de imigração na Austrália.

Asher Keddie, Dominic West, Marta Dusseldorp, Kate Box, Rachel House, Darren Gilshenan, Soraya Heidari, Claude Jabbour, Clarence Ryan, Rose Riley e Helana Sawires completam o elenco.

Todos os seis episódios de Estado Zero estão disponíveis na Netflix.

Assista ao trailer: