Estado Zero: Fayssal Bazzi fala sobre a importância de interpretar um refugiado

Estado Zero (Stateless) (Imagem: Divulgação/ Netflix)

Cocriada por Cate Blanchett (Blue Jasmine), Estado Zero (Stateless) estreou no começo no mês na Netflix. Baseada em fatos reais, a minissérie de drama gira em torno de quatro estranhos em um centro de detenção de imigração no deserto da Austrália, mostrando como suas vidas se conectam de uma forma inesperada e emocionante. Um deles é Ameer, um refugiado que foge do Afeganistão para tentar salvar sua família do Taliban e acaba preso.

Em entrevista concedida à Entertainment Weekly, Fayssal Bazzi (The Merger), ator australiano de origem libanesa, falou sobre a importância da minissérie e contou como sua própria experiência de imigração ajudou a moldar sua forma de enxergar o programa. “Foi há pouco mais de um ano, ouvi pela primeira vez sobre o projeto e pensei que era uma história que queria ajudar a contar”, disse. “No começo, quando fui abordado para fazer isso, fiquei um pouco hesitante apenas porque grande parte do diálogo estava no Dari e eu não sou um falante nativo do Dari. Eu hesitava, mas tinha certeza de que eu teria tudo para aprender e poder falar fluentemente quando começássemos a filmar. Então isso se tornou tão importante”.

Bazzi destaca a importância de trazer as histórias dos refugiados para a tela, destacando como é um assunto que deve ser passado para o mundo. “Quando conheci os antecedentes do centro de detenção e ouvi suas histórias – porque a maioria deles estava em campos de detenção e refugiados em todo o mundo – do sacrifício e apenas a quantidade de coração e paixão que eles tinham, eu sabia que era uma coisa importante a fazer”, explicou. “Eu precisava ter certeza de representá-los adequadamente e ter ajudado a contar suas histórias. Isto é algo que é tão importante, não apenas na Austrália, mas para divulgar esse tipo de mensagem em todo o mundo, porque existem apenas alguns países que tratam os refugiados de maneira adequada e com respeito”.

Além de Fayssal Bazzi, a produção australiana também conta com Yvonne Strahovski, Jai Courtney, Cate Blanchett, Dominic West, Asher Keddie, Marta Dusseldorp, Kate Box, Darren Gilshenan, Rachel House, Claude Jabbour, Soraya Heidari, Rose Riley, Clarence Ryan e Helana Sawires.

Assista ao trailer:

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), apaixonada por literatura, cartas e pela magia do cinema. Escritora de histórias e trajetos dos amores.