Estrela da série MacGyver revela maus tratos de produtor e diz que pensou em se matar por isso

Peter Lenkov em entrevista sobre Hawaii Five-O
Peter Lenkov em entrevista sobre Hawaii Five-O (Reprodução/ Youtube)

Peter Lenkov, produtor executivo do canal CBS foi demitido há duas semanas, após denúncias de comportamento abusivo nos sets que comandava por lá, e durante este tempo diversos atores fizeram tímidas declaração sobre os episódios desagradáveis que viveram, nenhuma delas tão fortes quanto a de Lucas Till, estrela da série MacGyver, que revelou ter pensado em suicídio após o constante bullying sofrido.

Em uma matéria publicada nesta segunda-feira, 20 de julho pela revista Vanity Fair, o ator explica que sofreu abuso verbal desde que começou a trabalhar com Lenkov: “Eu nunca trabalhei tão duro na minha vida e estou bem com o trabalho duro. Mas o modo como Peter trata as pessoas é inaceitável. Eu fui suicida naquele primeiro ano no programa, por causa da maneira como ele me fez sentir. Mas a maneira como ele tratou as pessoas ao meu redor – esse é apenas o meu ponto de ruptura”. Till contou na entrevista que chegou a entrar em contato com o RH da CBS para relatar que estava lidando com body shaming (comentários humilhantes que fazem com que a pessoa tenha vergonha do próprio corpo) por parte do produtor da série.

“Havia sempre algo na minha aparência que não iria agradá-lo, como quando eu estava em um vestido com roupas de hospital…. [Lenkov] disse que minhas pernas eram ‘horríveis’ e que nunca mais iríamos mostrá-las. Sinceramente, na hora achei o comentário engraçado, mas você pode imaginar se esse fosse um ponto mais sensível, ele teria me deixado mal, e ele geralmente fazia isso. Assim como na época em que ele gritou com um [diretor] ‘Oh, meu Deus do céu! Enfie a camisa nele, ele parece uma criança’”, disse.

Lucas Till em cena de MacGyver
Lucas Till em cena de MacGyver (Reprodução/ Youtube)

“Eu lutei para manter um ‘peso de homem’ no programa por causa do estresse, mas não tinha tempo para malhar e com uma programação imprevisível [de gravações] era impossível uma nutrição adequada”. O advogado de Lenkov disse à Vanity Fair que as alegações de Till são falsas. Antes de ser demitido pela CBS em 7 de julho, Lenkov desenvolveu, produziu MacGyver e Magnum PI. Seu contrato com o estúdio foi totalmente encerrado depois que uma investigação concluiu que ele criou um ambiente de trabalho tóxico em seus shows.

“Nosso estúdio está comprometido em garantir ambientes de produção seguros e respeitosos”, disse a CBS na época. “No ano passado, atribuímos parceiros de produção de recursos humanos a cada show, expandimos o treinamento da equipe e aumentamos as opções de relatórios. Continuaremos a evoluir nossas práticas com foco contínuo na construção de confiança com todos os que trabalham em nossos conjuntos. Todas as queixas são levadas a sério, todas as reivindicações são investigadas e, quando há evidências claras de que as políticas foram violadas e os valores não foram confirmados, tomamos uma decisão decisiva”.