ANÚNCIO

Mesmo com sua imensa popularidade, 25 anos após sua estreia, a série Friends já não é vista com os mesmos olhos. O mundo mudou, e com isso, muitos conceitos da série tornaram-se ultrapassados sobretudo no que diz respeito à diversidade e críticas sociais. Com isso, uma das estrelas da série, David Schwimmer, através das redes sociais, pediu desculpas a Erika Alexander, da série Living Single, por ter ignorado a história anterior a de Friends, composta por um elenco majoritariamente negro, mas com a mesma temática do fenômeno de 1994.

Entrevistado pelo jornal The Guardian recentemente, o ator chegou a falar sobre os conceitos retrógrados da série: “Eu não ligo. A verdade é que o programa foi inovador em seu tempo pela maneira com a qual lidava com o sexo casual, o sexo seguro, casamento gay e relacionamentos”, disse ele, que ainda explicou que as críticas atuais só acontecem porque as cenas são retiradas de seu contexto, e pediu que as pessoas assistissem do ponto de visto daquela época. Schwimmer ainda completou sua declaração na ocasião dizendo que a série foi tão forte que deve ter gerado programas parecidos com amigos negros ou asiáticos.

A declaração, claro, pegou mal, e chamou a atenção de Erika Alexander, uma das estrelas de Living Single. “Ei David. Está dizendo que você nunca ouviu falar de Living Single? Nós inventamos o modelo. Bem-vindo ‘bro’”, escreveu ela em uma rede social, marcando o ator. Living Single foi uma série que estreou em 1993, e mostrava a vida de seis amigos negros que moravam no Brooklin e tinham suas histórias cômicas para compartilhar. Por Living Single ter estreado antes, muitas pessoas acusam Friends de ser um plágio.

Schwimmer então respondeu. “Oi Erika. Como você sabe, recentemente me perguntaram em uma entrevista para o The Guardian (pela milésima vez), como me sentiria se fizessem um reboot de Friends, logo após uma conversa sobre diversidade, e então ofereci outras possibilidades para repensar o programa para os dias de hoje. Eu não quis dizer que Living Single não existia ou que não havia chegado antes de Friends, eu sabia que ele existia. Muitas vezes reunidas e tiradas do contexto, nossas citações são reaproveitadas em outros artigos por pessoas que tentam ser provocativas”, começou ele.

Elenco de Living Single
Elenco de Living Single (Divulgação)

“Eu era fã de Living Single, e não quis dizer que Friends foi a primeira série desse tipo. Que eu saiba, Friends (que saiu um ano depois) foi inspirado pela Marta [Kaufmann – criadora da série], e pela própria vida de David [Crane – também criador da série], que tinha um círculo de amigos em Nova Iorque. Se eles se basearam em Living Single, você teria que perguntar a eles. É perfeitamente possível que a Warner Bros e a NBC, incentivadas pelo sucesso de Living Single, tenham dado sinal verde ao piloto de Friends. Sinceramente, eu não sei, mas parece provável. Se for esse o caso, todos estamos em dívida com o Living Single por pavimentar o caminho. De qualquer forma, se minha citação foi tirada de contexto, ela dificilmente está sob meu controle. Garanto-lhe que não quis desrespeitar”.

Mais tarde, a atriz agradeceu a David por sua resposta atenciosa, e disse que queria falar mais sobre isso. Living Single mesmo tendo o mesmo tom de comédia, e tratando do mesmo assunto, nunca alcançou o reconhecimento de Friends.

Comentários

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui