Estrela de Preciosa revela que indicação ao Oscar não lhe abriu portas

Gabourey Sidibe em Preciosa
Gabourey Sidibe em Preciosa (Reprodução)

Quando o filme Preciosa foi lançado em 2009, parte do público torceu para que a protagonista Gabourey Sidibe fosse a vencedora daquela edição do Oscar. Indicada em duas categorias, incluindo a de melhor atriz ao lado de veteranas como Meryl Streep e Helen Mirren, ela acabou não ganhando e para piorar, esse grande holofote não lhe abriu grandes portas em Hollywood.

Em conversa por vídeo com o site Collider, ela contou que estava em um programa matinal americano quando ficou sabendo de sua indicação. Os produtores do programa a mantiveram nos bastidores e pediram que quando o nome dela fosse falado nas indicações, ela adentrasse o palco, porém, ela contou que ficou nervosa pois não tinha certeza se seria indicada ao Oscar.

A “zebra” da premiação

“Acho que o apresentador do programa não sabia que eu estava lá. Então fui indicada e eles me mandaram entrar no palco. Eu morava com um colega, e quando cheguei em casa, ele me disse, ‘Então você ouviu o que eles estavam dizendo antes de você entrar?’ E eu disse, ‘Não!’ Ele disse: ‘Eles estavam falando coisas tipo ‘Gabourey Sidibe, é a zebra dessas indicações’”, contou ela.

Sobre o mercado de Hollywood, ela não diz com todas as letras os motivos que fizeram com que ela não fosse tão requisitada como suas colegas, mas deixa isso implícito: “Já ouvi por aí que era apenas sorte de principiante. Eu ouvi isso. Sou uma pessoa extremamente azarada, para falar a verdade. Eu sou muito, muito azarada de várias maneiras, embora eu trabalhe muito, e muito duro. E não, os mares de Hollywood não se abriram para mim da mesma forma que talvez se abriram para Anna Kendrick, que foi indicada pela primeira vez naquele ano também, e desde então estrelou filmes, séries de TV e tudo mais. Os mares não se abriram da mesma forma para mim e suponho que alguns fatores fizeram isso, mas continuo trabalhando 10 anos depois. Ainda trabalho 12 anos depois de filmar. Eu tenho agência. Estou confortável com quem eu sou. Eu conheço minha voz. Eu sei o que quero dizer ao mundo. Eu sei o que quero dar ao mundo e o que quero dar a mim mesma. Eu conheço minha arte”, disparou a atriz que participou de duas temporadas de American Horror Story.