
As grandes empresas tentam chamar atenção para seus produtos de diversas maneiras, seja por símbolos, bordões ou um som, algo que as torne facilmente reconhecível, como um tipo de impressão digital. A Netflix é famosa por seu “tu-dum”, que quando se abre o aplicativo do serviço ou antes de começar as séries. O famoso compositor Hans Zimer criou uma versão do “tu-dum” da Netflix mais apropriado para o cinema. Confira abaixo:
The Netflix "ta-dum" soundmark is one of the all time greats, but doesn't work as well in a theater because it's only 3 seconds long.
So Netflix commissioned Hans Zimmer to extend it for theaters and … it's … so … good.pic.twitter.com/RGw26vCAGY
— Siqi Chen (@blader) August 9, 2020
Na publicação está escrito: “A marca de som “tu-dum” da Netflix é uma das melhores de todos os tempos, mas não funciona tão bem em um cinema porque tem apenas 3 segundos de duração. Então a Netflix contratou Hans Zimmer para estendê-lo aos cinemas e … é … tão … bom”.
Hans Zimer é um compositor alemão que já fez trabalhos com trilhas sonoras para vários filmes, entre os mais conhecidos estão O Último Samurai, Gladiador, Falcão Negro em Perigo, Hannibal, O Código Da Vinci, Pearl Harbor , Interestelar e Missão Impossível 2 e O Rei Leão. Zimer colecionou diversos prêmios em sua carreira tendo ganhado 110 prêmios através de 178 indicações.
Em uma recente entrevista para o podcast Twenty Thousand Hertz, Todd Yellin, o vice-presidente de produtos da Netflix contou que queria um som que chamasse atenção assim como o Leão da MGM, e ele quase optou por um som de cabra. Yellin falou: “Gostei do som de uma cabra. Foi engraçado, era peculiar. Era a nossa versão de Leo, o Leão”.
Em destaque
Na mesma entrevista, o designer de som responsável pela vinheta oficial, Lon Bender, explicou que o som que ouvimos na abertura de filmes e séries da Netflix é o barulho de sua aliança de casamento batendo em um armário de madeira. Ele ainda contou que acrescentou guitarras e hits abafados para ter o resultado característicos, e disse que batizou o “tu-dum” de “som florescente”.
Formado em administração e psicologia. Adora cartoons, animes e series animadas. Atualmente faz curso de desenho com especialização em cartoons.