Fãs encontram mais um erro de continuidade em Vingadores: Ultimato

Cena de Vingadores: Ultimato (Reprodução)
Cena de Vingadores: Ultimato (Reprodução)

Vingadores: Ultimato pode ter brincado com as linhas do tempo do Universo Cinematográfico Marvel de uma forma complexa, mas isso não quer dizer que esteja livre de erros e que os fãs não tenham encontrado vários furos na trama. Um desses furos foi em dos encontros recentemente na cena em que Hulk (Mark Rufflalo) encontra a Anciã (Tilda Swinton) durante a batalha de Nova York que aconteceu em 2012.

Quando Hulk conheceu Anciã, o diálogo entre eles cria um erro de continuidade para Doutor Estranho. A Anciã não quer dar a Bruce Banner a Pedra do Tempo, pois é seu dever como Feiticeira Suprema protegê-la a todo custo. No entanto, Banner faz a Anciã mudar de ideia quando ele informa que o Doutor Estranho voluntariamente deu a Pedra do Tempo a Thanos (em Vingadores: Guerra Infinita). O Ancião parece conhecer o destino do Doutor Estranho, enquanto ela diz a Banner que “Estranho é para ser o melhor de nós”, e com base nessa confiança em seu futuro aluno, a Anciã segue a liderança de Estranho e renuncia voluntariamente à Pedra do Tempo.

O problema que o Digital Spy (e muitos outros fãs) aponta é que a fé da Anciã em Stephen Strange durante Vingadores: Ultimato não combina com seu ceticismo em relação ao Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch). Quando Stephen Strange vai para Kamar-Taj procurando pela ajuda da Anciã, ela se recusa e o manda embora. É Mordo (Chiwetel Ejiofor) quem convence a Anciã a dar uma chance a Strange. A Anciã e Mordo ainda têm uma cena juntos, onde discutem sobre o assunto. É claro que a Anciã não acredita que Strange seja o futuro Feiticeiro Supremo naquele momento – ela acha que ele é o próximo Kaecilius em potencial.

Agora, é claro, existem muitos contra-argumentos para Ultimato, criando um buraco para o Doutor Estranho. Você poderia dizer que a Anciã simplesmente estava fazendo seu papel em um ciclo de eventos que ela sabia que tinha que acontecer; você também pode argumentar que, quando Banner conhece a Anciã, a combinação da Pedra do Tempo e suas outras habilidades lhe dão a consciência de que ela precisa sobre o papel de Strange na linha do tempo principal do MCU. Você pode ir mais fundo do que isso e discutir sobre fé versus ceticismo, e como a Anciã pode ter tido momentos de dúvida na ‘profecia de Estranho’. Afinal, quando ela morre, ela admite que só pode ver as possibilidades do futuro de Strange – o que significa que ela pode ver tanto o homem arrogante que pode se tornar um feiticeiro mau quanto o homem que eventualmente se tornou o maior protetor mágico do MCU, que encontrou o ÚNICO caminho em 14 milhões para vencer Thanos.