Fernando Meirelles
Diretor Fernando Meirelles (Imagem: Reprodução)

No dia 5 de dezembro de 2019 foi lançado Dois Papas, o novo longa metragem da Netflix dirigido por Fernando Meirelles. O diretor do aclamado Cidade de Deus deu uma entrevista para o Blog do Sadovski, onde falou da visão mais humanizada de duas grandes autoridades da igreja católica e também sobre como o filme lida com questões cotidianas.

Um dos pontos altos do filme é quando é mostrado o papa Bento XVI e o cardeal Jorge Bergoglio assistindo a uma partida de futebol. Durante essa interação é mostrado que os dois são como qualquer outra pessoa, que não representam uma instituição e que tem sua próprias ideias e manias. 

Questionado sobre o roteiro, a interação dos dois personagens e o peso político, Meireles respondeu: “… o roteiro era espetacular. Ele tem um nível de entendimento que funciona muito bem. São dois caras de idade que discordam em tudo, mas eles fazem parte de uma instituição e precisam ter um entendimento, aquilo precisa andar. Eles precisam buscar alguma afinidade. E isso é uma questão muito atual, você odiar um cara da sua família que votou em que você não votou… É uma abordagem que todo mundo entende”.

Quanto a humanização de duas figuras de autoridade que parecem inatingíveis, o diretor contou: “O texto tinha uma ou outra situação cômica, mas eu forcei bastante a barra, cara. (…) Daí eu li o roteiro e era o diálogo de um cardeal com o papa, duas instituições. Se eu tivesse feito um filme sobre duas autoridades falando não funcionaria. Então fui buscar as pessoas atrás de tudo aquilo. Talvez tenha sido minha única direção para os dois atores. Eu disse que não tinha interesse na formalidade, tinha de ser sempre pessoal. São dois homens conversando!”.

O elenco de Dois Papas é composto por Jonathan Pryce, Anthony Hopkins, Juan Gervasio. Sidney Cole, Lisandro Fiks e Thomas D. William. Na trama fictícia, o cardeal Jorge Begoglio se mostra contra o modo de como o Papa Bento XVI está conduzindo a Igreja Católica. Os dois se reúnem para discutir sobre o rumo do catolicismo além de sua afeições e peculiaridades.

Comentários

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui