Festival de Berlim toma decisão IMPRESSIONANTE sobre categorias divididas por gênero

Festival Internacional de Cinema de Berlim
Festival Internacional de Cinema de Berlim cancela categorias divididas por gênero (Imagem: Reprodução)

O Festival Internacional de Cinema de Berlim, que outorga o Urso de Prata, decidiu que a partir de 2021 suas premiações não serão divididas por categorias de gênero. Desta maneira, as categorias de Melhor Atriz e Melhor Ator darão lugar as de Melhor Performance Principal e Melhor Performance Coadjuvante. O anúncio foi feito nesta segunda (24).

 “Acreditamos que não separar os prêmios na área de atuação por gênero é um sinal para uma consciência mais sensível ao tema na indústria cinematográfica”, disse o comunicado assinado por Mariette Rissenbeek e Carlo Chatrian, diretores da Berlinale.

A edição de 2020 tornou-se, então, a última a contar com prêmios divididos por gênero, Elio Germano (Hidden Away) e Paula Beer (Undine) foram os escolhidos, respectivamente.  A organização também informou que planeja um evento físico para 2021.

Ainda de acordo com os diretores: “[estamos] satisfeitos que festivais com público fisicamente presente estejam ocorrendo lentamente de novo em todo o mundo”, aponta o texto ainda.

A nota continua: “Os festivais e os mercados são locais de encontro e comunicação. Isso se aplica tanto ao público quanto à indústria. Vemos uma característica importante e única dos festivais em sua relação dinâmica com o público. Em tempos de pandemia do coronavírus, fica ainda mais claro que ainda precisamos de espaços de experiência analógica no âmbito cultural”, completa.

A produção do Festival mantém as datas de fevereiro para a realização da cerimônia, mesmo com a pandemia do coronavírus. Apesar da Alemanha enfrentar ainda um surto de infecções, o país já tem flexibilizado o isolamento social, liberando a aglomerações relacionadas a grandes reuniões familiares, à vida noturna e ao retorno de turistas.

O Festival de Berlim acontecerá de 11 a 21 de fevereiro e vai contar com protocolos de segurança para evitar o contágio no Covid-19. “Ajustes na estrutura do festival, na programação dos filmes e no número total de filmes convidados serão definidos pela direção do festival nas próximas semanas”, informou o comunicado.

Amante das diversas formas de expressão cultural. Viciado em séries, e sempre por dentro das últimas novidades do cinema. Ama dramas e sempre tenta dar uma oportunidade para as fantasias, distopias e os longas de ação e terror.

ankara escort